Como Se Preparar o Psicologicamente para Prestar o Exame de Ordem?

seguro aprovação

Olá, Oabeiro! Como está sua preparação? Esperamos que com todo gás! Mas, sabemos que com as pressões familiares e dos amigos, comparações, medo e nervosismo, é possível que suas emoções estejam à flor da pele, não é mesmo?! Afinal saber como se preparar psicologicamente não é fácil.

E sabendo que a rotina de estudos é extremamente cansativa e desgastante, nós, da equipe CERS, pensamos em um conteúdo perfeito para você ter preparo psicológico nesse desafio.

Como se Preparar Psicologicamente ?

As provas da OAB são, de fato, desafiadoras. Por isso, são motivo de muita preocupação e ansiedade por parte dos estudantes.

A aprovação é bastante sonhada e desejada. São necessárias várias horas de estudo e muita dedicação, mas, também, preparação psicológica.

O segredo para o sucesso, então, está exatamente em achar o equilíbrio emocional e, é claro, ter uma boa base de estudos jurídicos.

– Entendendo as Emoções

Todos nós somos impulsionados a expressar emoções a todo instante, em todas as etapas da vida. As emoções nos mobilizam para ações, que podem despertar o nosso melhor ou pior lado.

Não importa a idade ou situação, os sentimentos sempre estão presentes. Seja na felicidade de uma aprovação em uma prova ou a tristeza e decepção de uma reprovação.  

São inúmeras situações, previsíveis ou não, que nos desafiam a controlar nossas emoções. O controle psicológico exercita a gestão de sentimentos, de modo a ressignificar as sensações ruins, respeitar nossos limites e avaliar cada situação antes de manifestá-las

Apesar de muitas pessoas acreditarem que as emoções são involuntárias, é possível aprendermos a controlá-las. Sendo essencial para sabermos lidar com elas e administrar a nosso favor

Com isso, se liga nessas dicas super valiosas para você desenvolver sua inteligência emocional e controlar suas emoções para o exame de ordem.

– Conheça Seus Sentimentos

Para conseguir gerenciar suas emoções, o primeiro passo é se conhecer.  Para isso, você deve estar atento como você se sente em determinadas situações e buscar entender o motivo.

Entender como seus sentimentos se expressam e o porquê é o começo da construção de inteligência emocional. Com isto, você constrói sua autoconfiança e autocontrole.

– Encontre o Equilíbrio Emocional

É sempre importante lembrar que a organização e o trabalho duro são absolutamente essenciais para a sua aprovação na OAB. Entretanto, muitos esquecem que tanto a mente quanto o corpo precisa estar descansados e saudáveis.

Por isso, sempre reserve algum momento da sua semana para descansar e fazer alguma atividade prazerosa. Seja ler um livro, ir ao cinema ou passear com seus amigos e família. 

Além disso, é importante dormir bem durante a semana. Se alimentar de forma saudável e, se possível, praticar algum exercício físico, como uma caminhada, yoga ou musculação.

Assim, você estará mais saudável e descansado para render bastante nos estudos e ficar menos ansioso quanto à prova, inclusive porque essas atividades ajudam o organismo e liberam hormônios que aliviam o estresse e proporcionam maior sensação de bem-estar.

– Evite se Comparar a Outras Pessoas

Uma das maiores causadoras de frustração nos estudantes é, sem dúvidas, a comparação constante com outros OABeiros. Seja nas redes sociais, quando seu colega posta sobre os próprios estudos, ou no dia a dia, por meio de conversas cotidianas, a comparação virou um hábito comum.

Apesar de algumas pessoas gostarem de se comparar com outras pessoas, para fixar um padrão de estudos, essa prática é quase sempre mais prejudicial que benéfica.

As comparações geram ansiedade e, é claro, frustração quando você não consegue alcançar a mesma meta que outros dizem cumprir diariamente.

Procure ter em mente que cada um tem seus próprios desafios, características e limitações, então não é esperado que você tenha a mesma rotina de estudos que as outras pessoas.

Além disso, suas atribuições diárias são únicas, por isso você deve desenvolver um planejamento que respeite seus horários e limites.

– Trabalhe sua Inteligência Emocional

Pode-se afirmar que a inteligência emocional é a capacidade do indivíduo identificar seus sentimentos e emoções com mais facilidade.

Conhecer suas dificuldades e pontos fortes pode fazer toda a diferença na sua preparação. Assim, você poderá traçar estratégias pautadas nos seus maiores obstáculos e, assim, vencê-los com mais facilidade.

Para isso, procure refletir sobre seus erros e acertos, além de considerar fatores que te deixam nervoso na hora de enfrentar um desafio, por exemplo.

O Caminho do Sucesso

Por fim, trabalhar todos esses fatores e estudar por horas e horas a fio pode parecer uma tarefa muito árdua, mas ter organização, dar duro e desenvolver sua inteligência emocional é muito importante e faz parte do caminho para o sucesso.

Lembrem-se que a prova da OAB acontece 3 vezes ao ano! Tudo no seu tempo! Após conquistar sua carteira de advogado, você verá que todas as dificuldades e esforços valeram a pena.

Conheça os Cursos de OAB do CERS

como se preparar psicologicamente
como se preparar psicologicamente

O CERS, com o melhor Corpo Docente em Exame de Ordem do Brasil, oferece todo as ferramentas necessárias para que você seja aprovado (a), a partir de curso completo e exauriente, que traz inovações a partir das necessidades apontadas por nossos alunos, como você.

Veja também: CONFIRA OS ASSUNTOS QUE VOCÊ NÃO PODE IR PARA A PROVA SEM SABER!

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

Aulas do intensivo OAB presencial começam hoje

Com o fim das comemorações de final de ano, é hora de focar nos ...

informações importantes oab

OAB XXXIV: Estou no 8º período posso me inscrever?

Olá, futuros advogados e advogadas! Tudo bem com vocês? Hoje iremos tirar uma dúvida ...

Renato Saraiva palestra em evento sobre empreendedorismo

Já começou a 9ª edição do “Day1”, evento realizado pela Endeavor e pelo Sebrae que visa ...

Estude também durante a Copa do Mundo

Sei que neste período de Copa do Mundo Fifa, é tentadora a ideia de ...

OAB: você tem certeza que a resposta está correta?

Durante toda a faculdade de Direito você aprendeu o Código de Processo Civil de ...