Como vencer o medo e a pressão na hora da prova OAB

Definição de medo, segundo Aurélio: Estado emocional resultante da consciência de perigo ou de ameaça, reais, hipotéticos ou imaginários. Veja que a definição é por demais subjetiva e, dessa forma, cada é que sabe o efeito do medo sobre os desafios da vida. Mas, um dos efeitos mais perigosos do medo é a pressão psicológica resultante da necessidade que você sente de ser aprovado na OAB. Falando de forma científica e racional, é dentro de nós mesmos que devemos buscar a solução de enfrentamento do medo e, consequentemente da pressão. Isso mesmo, ENFRENTAMENTO. Você não precisa se preocupar em VENCER o medo, não é uma disputa. Não tenha medo de ter medo e tenha a certeza de que ao enfrentar esse sentimento você já o está vencendo e lidando com a pressão natural existente neste momento de sua vida. Assim, quando chegar a hora de sua prova de 1ª Fase OAB XXXI, que será no dia 09 de fevereiro, se você sentir medo saiba que não é o único e saiba também como vencer o medo e a pressão na hora da prova OAB.

Leia também: Relembre Dicas certeiras para 1ª fase da OAB.

Como vencer o medo na hora da prova OAB

Fala-se que é normal sentir medo do desconhecido. Sim isso é fato. Todavia, isso não se aplica ao oabeiro. Afinal, desde o início de sua graduação, na faculdade de direito, você já sabia que teria a obrigação legal de vencer o Exame de Ordem para assim se tornar Advogado. A Prova da OAB é uma velha conhecida sua, não é mesmo? Com isso, fica mais fácil a sua preparação na certeza de que o que você vai enfrentar e perfeitamente factível de superação, mesmo que tenhas um certo medo da danada da prova. Isso é o que os psicanalistas chamam de TÉCNICA DA EXPOSIÇÃO. Trata-se tão somente de expor as razões do medo e do desafio e assim conhece-lo ainda melhor. Logo, você pode superar com mais facilidade o que se conhece.

A neurociência aplicada aos desafios

Frio na barriga e mãos suadas. Não tenha medo destes sintomas. Afinal, quem nunca ficou assim antes de um encontro? Ou sentiu insegurança na hora de tirara carteira de habilitação? Desta forma, encare estes sintomas como um combustível para enfrentar o que esta por vir. “Eu passava horas por dia mentalizando o traçado das pistas. Repassando o trajeto do carro e o tempo todo me imaginava no pódio, em primeiro lugar”, dizia Airton Senna, campeão mundial de Formula 1.

O medo que pode ajudar

Napoleão Bonaparte dizia que “O medo pode salvar a vida do soldado no campo de batalha. É o medo que faz o combatente refletir e fortalecer”. É isso mesmo. O velho imperador também sentia medo, mas sabia como enfrentá-lo e, melhor, usá-lo a seu favor. Você pode e deve fazer o mesmo. Vejamos: o medo de fracassar vai fazer você estudar mais. Nunca subestime a sua capacidade. Além disso, a medida que for estudando, adquire conhecimento e, acima de tudo, ganha confiança e vai aos poucos vencendo o medo e a batalha do Exame de Ordem.

 

 

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

OAB veta inscrição de advogados autores de violência

A OAB publicou nesta quinta-feira (21), em seu Diário Eletrônico, as Súmulas n. 9/2019 ...

A importância da pós-graduação na carreira

Com um mercado de trabalho cada vez mais exigente, cresce a demanda por profissionais ...

3 segredos para intensificar os estudos antes da 1ª fase da OAB XVIII

Bacharéis de Direito de todo o Brasil serão submetidos, no dia 29 de novembro, ...

Nota 10 na OAB

As próximas edições do Exame de Ordem vêm aí e para você não perder ...

O QUE EU PRECISO SABER SOBRE O XXIX EXAME?

Ontem foi publicado o resultado preliminar da OAB XXIX. Aos aprovados, nosso sincero parabéns. ...

OAB ressalta nova matriz curricular do curso de Direito

O Diário Oficial da União já publicou o parecer 635/2018 do Conselho Nacional de Educação ...