Como vencer o medo e a pressão na hora da prova OAB

Olá, OABeiro!

Está com tudo nos estudos? Esperamos que sim! No entanto, Sabemos o quanto esta difícil jornada nos causa medo e ansiedade, mas não deixe que nada te atrapalhe nessa batalha. Por isso, fique ligado nesse conteúdo que preparamos especialmente para você dar um golpe fatal no medo e conseguir a sua aprovação! 

Vamos juntos!

Definição de medo, segundo Aurélio: Estado emocional resultante da consciência de perigo ou de ameaça, reais, hipotéticos ou imaginários. Veja que a definição é por demais subjetiva e, dessa forma, cada um é que sabe o efeito do medo sobre os desafios da vida. Mas, um dos efeitos mais perigosos do medo é a pressão psicológica resultante da necessidade que você sente de ser aprovado 08na OAB. Falando de forma científica e racional, é dentro de nós mesmos que devemos buscar a solução de enfrentamento do medo e, consequentemente da pressão. Isso mesmo, ENFRENTAMENTO. Você não precisa se preocupar em VENCER o medo, não é uma disputa. Não tenha medo de ter medo e tenha a certeza de que ao enfrentar esse sentimento você já o está vencendo e lidando com a pressão natural existente neste momento de sua vida.

Leia também: Relembre Dicas certeiras para 1ª fase da OAB.

Como vencer o medo na hora da prova OAB

Fala-se que é normal sentir medo do desconhecido. Sim isso é fato. Todavia, isso não se aplica ao oabeiro. Afinal, desde o início de sua graduação, na faculdade de direito, você já sabia que teria a obrigação legal de vencer o Exame de Ordem para assim se tornar Advogado. A Prova da OAB é uma velha conhecida sua, não é mesmo? Com isso, fica mais fácil a sua preparação na certeza de que o que você vai enfrentar e perfeitamente factível de superação, mesmo que tenhas um certo medo da danada da prova. Isso é o que os psicanalistas chamam de TÉCNICA DA EXPOSIÇÃO. Trata-se tão somente de expor as razões do medo e do desafio e assim conhece-lo ainda melhor. Logo, você pode superar com mais facilidade o que se conhece. Por isso, a realização de simulados é imprescindível!

A neurociência aplicada aos desafios

Frio na barriga e mãos suadas. Não tenha medo destes sintomas. Afinal, quem nunca ficou assim antes de um encontro? Ou sentiu insegurança na hora de tirar a carteira de habilitação? Desta forma, encare estes sintomas como um combustível para enfrentar o que esta por vir. “Eu passava horas por dia mentalizando o traçado das pistas. Repassando o trajeto do carro e o tempo todo me imaginava no pódio, em primeiro lugar”, dizia Airton Senna, campeão mundial de Formula 1.

O medo que pode ajudar

Napoleão Bonaparte dizia que “O medo pode salvar a vida do soldado no campo de batalha. É o medo que faz o combatente refletir e fortalecer”. É isso mesmo. O velho imperador também sentia medo, mas sabia como enfrentá-lo e, melhor, usá-lo a seu favor. Você pode e deve fazer o mesmo. Vejamos: o medo de fracassar vai fazer você estudar mais. Nunca subestime a sua capacidade. Além disso, a medida que for estudando, adquire conhecimento e, acima de tudo, ganha confiança e vai aos poucos vencendo o medo e a batalha do Exame de Ordem.

Curtiu essas dicas? Esperamos que você não apenas leia, mas que as utilize como um mantra nesse desafio. Sabemos que não é fácil, o quanto é cansativo e estressante, mas saiba que é para um bem maior. Não desistam, insistam e persistam futuros advogados(as)!

Vamos juntos! ?

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

As primeiras impressões da 2ª Fase OAB – As peças cobradas

Faz pouco tempo que milhares de OABeiros finalizaram a realização da prova subjetiva do ...

Último dia de desconto na pós-graduação Estácio | CERS

Chegou a hora da verdade. Você deseja alavancar a sua carreira, enriquecer o seu ...

Descriminalização do uso das drogas pelo STF

Na última quarta-feira, 19 de agosto, o STF começou o debate sobre a descriminalização ...