Como vencer o medo e a pressão na hora da prova OAB?
Leia também: Relembre Dicas certeiras para 1ª fase da OAB.
Como vencer o medo e a pressão na hora da prova OAB
Fala-se que é normal sentir medo do desconhecido. Sim isso é fato. Todavia, isso não se aplica ao oabeiro. Afinal, desde o início de sua graduação, na faculdade de direito, você já sabia que teria a obrigação legal de vencer o Exame de Ordem para assim se tornar Advogado. A Prova da OAB é uma velha conhecida sua, não é mesmo? Com isso, fica mais fácil a sua preparação na certeza de que o que você vai enfrentar e perfeitamente factível de superação, mesmo que tenhas um certo medo da danada da prova. Isso é o que os psicanalistas chamam de TÉCNICA DA EXPOSIÇÃO. Trata-se tão somente de expor as razões do medo e do desafio e assim conhece-lo ainda melhor. Logo, você pode superar com mais facilidade o que se conhece. Por isso, a realização de simulados é imprescindível!
A neurociência aplicada aos desafios
Frio na barriga e mãos suadas. Não tenha medo destes sintomas. Afinal, quem nunca ficou assim antes de um encontro? Ou sentiu insegurança na hora de tirar a carteira de habilitação? Desta forma, encare estes sintomas como um combustível para enfrentar o que esta por vir. “Eu passava horas por dia mentalizando o traçado das pistas. Repassando o trajeto do carro e o tempo todo me imaginava no pódio, em primeiro lugar”, dizia Airton Senna, campeão mundial de Formula 1.
O medo que pode ajudar
Napoleão Bonaparte dizia que “O medo pode salvar a vida do soldado no campo de batalha. É o medo que faz o combatente refletir e fortalecer”. É isso mesmo. O velho imperador também sentia medo, mas sabia como enfrentá-lo e, melhor, usá-lo a seu favor. Você pode e deve fazer o mesmo. Vejamos: o medo de fracassar vai fazer você estudar mais. Nunca subestime a sua capacidade. Além disso, a medida que for estudando, adquire conhecimento e, acima de tudo, ganha confiança e vai aos poucos vencendo o medo e a batalha do Exame de Ordem.
Curtiu essas dicas? Esperamos que você não apenas leia, mas que as utilize como um mantra nesse desafio. Sabemos que não é fácil, o quanto é cansativo e estressante, mas saiba que é para um bem maior. Não desistam, insistam e persistam futuros advogados(as)!
Vamos juntos! ?