Olá, OABeiro (a)! 

O exame da Ordem dos Advogados do Brasil é um dos primeiros momentos decisivos na carreira do estudante de Direito.

Os longos anos de estudo se concentram numa prova de 80 questões. Momentos como esse influenciam diretamente a saúde emocional de qualquer pessoa.

Além disso, o ritmo atual da sociedade faz com que a ansiedade se aloque em todas as esferas. Logo, pensando em como ajudar nossos  estudantes, o PEO elaborou algumas dicas e informações sobre ansiedade.

Vamos juntos!

O que é o transtorno de ansiedade? 

De modo geral, o transtorno de ansiedade se dá a partir da sensação de falta de controle sobre fatos que estão ou que poderão acontecer.

É como se houvesse um limite comum emocional que uma vez ultrapassado deixa o paciente sem nenhuma reação previsível.

Por exemplo: imagine que, você fará uma entrevista para alcançar um novo cargo em uma empresa. No  momento em você está saindo de casa, o seu coração fica muito, mas muito acelerado e seu corpo começa a transpirar além do normal. 

No momento em que isso acontece, diversas dúvidas e incertezas surgem na sua cabeça… Esse é o cenário de uma crise de transtorno de ansiedade. A partir desse momento, realizar uma atividade começa parecer como algo sempre difícil.

Como saber se tenho transtorno de ansiedade? 

Em primeiro lugar, é necessário dizer que existem vários níveis de transtorno de ansiedade. Logo, procurar a ajuda de profissionais é o único caminho realmente benéfico.

Todavia existem alguns sintomas que podem ser relatados a esse profissional. Vejamos:

∙ Preocupações, tensões ou medos exagerados (a pessoa não consegue relaxar) 

∙ Sensação contínua de que um desastre ou algo muito ruim vai acontecer 

∙ Preocupações exageradas com saúde, dinheiro, família ou trabalho 

∙ Medo extremo de algum objeto ou situação em particular 

∙ Medo exagerado de ser humilhado publicamente 

∙ Falta de controle sobre pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem independentemente da vontade ∙ Pavor depois de uma situação muito difícil.

Dicas para controlar a ansiedade 

Faça Terapia

Em toda e qualquer situação de instabilidade o primeiro passo é procurar uma ajuda especializada. É assim com todos os serviços, com a saúde mental não deve ser diferente.

Uma escuta profissional é o primeiro passo para um acompanhamento e controle de ansiedade. Durante a preparação para uma prova importante, assim como os materiais de estudo, esse acompanhamento é um investimento para um melhor rendimento dos estudos.

Exercício físico 

Como auxiliares à terapia, existem as formas de auto cuidado que favorecem a uma vida emocional saudável. Pode parecer estranho, mas realizar qualquer atividade física poderá ser um grande auxílio.

Uma atividade física também gera liberação hormonal, energia e transformação. A liberação de hormônios auxiliam nas funções físicas e psicológicas a exemplo dos hormônios serotonina e ocitocina

Respiração 

Quando estiver tendo uma crise de ansiedade, provavelmente, sua respiração ficará mais rápida e ofegante. O  ideal nesse momento é que você não deixe a ansiedade atrapalhar a atividade que esteja sendo executado,  por isso, controle a sua respiração. O desejável é que você inspire em 3 segundos, segure o ar em 3 segundos,  por fim, solte o ar em 6 segundos pela via oral. 

Não se compare aos outros 

Evite ao máximo comparações com amigos ou conhecidos que já foram aprovados no Exame de Ordem,  sempre vão existir estórias absurdas de aprovações, lembre-se, cada pessoa tem uma luta  diferente. Não diminua ou compare às suas conquistas com os outros, pensamentos negativos não vão te ajudar, no máximo, vão apenas dificultar o que você está fazendo.

Por fim, OABeiro (a), não deixe que a ansiedade atrapalhe os seus sonhos! Essas são dicas  para minimizar a ansiedade, contudo, não deixe de procurar a ajuda de profissional da área de saúde.

Vamos juntos!

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like