“Vou fazer Direito”. Esse é o primeiro passo para quem quer se tornar advogado. O caminho é longo, e certamente, vai te apresentar inúmeros obstáculos. O ponto chave inicial é ter a certeza de que, de fato, você quer fazer Direito. A partir dai, escolha uma boa e conceituada instituição de ensino e comece a jornada que culmina com a aprovação na prova do Exame de Ordem. Conheça algumas Competências para o sucesso na advocacia.

Leia também: O futuro da advocacia na internet.

Graduação bem feita

Fazer a graduação tão somente não garante o sucesso. Ele precisa ser construído a cada passo. Procure pensar como advogado já nas primeiras lições de Direito. Passe pela graduação como se fosse um verdadeiro momento de mostrar suas habilidades e adquirir novos conhecimentos. “Fazer a graduação apenas para ser aprovado é algo enfadonho e sem graça. Advogado bom, respeitado e de sucesso, começou já na faculdade a demonstrar o seu talento”, ressalta o professor e jurista João Olímpio.

Networking precioso

Uma das principais necessidades de um bom operador do direito é uma boa rede de contatos. Isso pode lhe garantir a indicação de clientes por parte de colegas, amigos, e até de grandes escritórios. Nesse ponto, volto ao item anterior e lembro que esta rede deve começar logo na faculdade. “Meus primeiros clientes apareceram assim que me formei. Foram três trabalhadores que precisam de um advogado e eu fui indicado por um professor da minha graduação”, explica Marcelo Magalhães, advogado trabalhista que atua em Arcoverde-PE.

Comunicação pessoal e imagem

Comunicar-se bem é FUNDAMENTAL para o sucesso do advogado. O talento da comunicação pode determinar o ganho de uma causa além de facilitar na relação com o cliente. E isso passa desde a sua comunicação pessoal a até mesmo a linguagem corporal. O Advogado vai lidar com magistrados em audiência e vai representar o seu cliente. Isso exige respeito, roupas adequadas e linguagem corporal específica. “É preciso saber se portar diante de um juiz e de seu cliente. A linguagem do corpo faz parte da hermenêutica e da atuação do advogado, principalmente em situações decisivas, como um júri, por exemplo”, aponta Nádia Sarmento, defensora pública.

Bom atendimento

Atender bem também faz parte das Competências para o sucesso na advocacia. Alias, essa regra vale para todas as carreiras. Mas lembre que a relação cliente x advogado é pautada na confiança. Se um possível cliente não é bem atendido dificilmente vai confiar em você e certamente não será seu cliente. Não adiantar ter um conhecimento gigante. Se o seu saber jurídico for maior do que o respeito e atenção ao seu cliente, você não terá, se quer, a chance de mostrar o que realmente sabe.

Atualização e visão empreendedora

Manter-se atualizado é também essencial. Uma das mais importantes competências para o sucesso na advocacia. Súmulas, Jurisprudências ou casos julgados precedentes. Tudo isso vai ajudar na sua desenvoltura, mas é preciso estar ligado e antenado ao universo jurídico. Outro ponto é o pensamento empreendedor. Viver da advocacia é ter um pensamento empresarial. Você não vai ter renda fixa, ao mesmo tempo em que não terá tetos ou limitações de ganho. Pense e planeje sua careira como se fosse um empresário.

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

FGV corrige prova OAB de Administrativo

Conforme o professor Matheus Carvalho havia alertado, quem indicou Mandado de Segurança na peça ...

Nacionalidade: Brasileira ou Brasileiro?

Está estudando português para concursos públicos? Então, responda: para as pessoas do sexo masculino ...

Hoje: Aspectos Controvertidos da Reforma Política

Hoje é dia de mais um fórum temático gratuito que antecede o 6º Congresso jurídico ...

Calendário extraoficial OAB 2019

Estamos ainda nos trâmites da 1ª Fase do XXVII Exame de Ordem. Entretanto, muitos ...