Olá, OABeiros!!!
Sabendo das particularidades do Exame da Ordem e das dificuldades de estudar para a prova, é preciso definir estratégias para otimizar a sua preparação. Pensando em você, preparamos estas super estratégias que serão o seu diferencial para você conseguir a tão sonhada vermelhinha!
Vale lembrar que a partir de hoje faltam 45 dias para a prova do Exame da Ordem.
Leia também:Começando agora? Veja como montar um cronograma 45 dias antes da prova!!
Vamos juntos?
1. PLANEJAMENTO DE ESTUDOS
Em princípio, definir o cronograma com qual disciplina estudar por dia e quanto tempo você tem disponível é fundamental para otimizar o seu estudo e aprendizagem. Assim, definir o que é mais relevante, conhecer as suas necessidades e objetivos é fundamental para a sua aprovação. Dessa forma, fica claro a necessidade de criar um planejamento de estudos diário e no final tentar analisar se conseguiu alcançar a meta estabelecida.
2. RESUMOS
Para que ocorra mais eficiência na sua rotina é primordial que você faça pequenos resumos ao término de cada tópico, pois aumentará a fixação do conteúdo estudado e, além disso, posteriormente irá otimizar seu tempo durante as revisões. Ademais, para que tenha mais eficácia, é viável a realização de um mapa mental em complemento com o resumo, para que ocorra maior fixação do conteúdo analisado.
3. FAÇA REVISÃO
É claro que a revisão é tão importante quanto resolver questões, pelo fato que o conteúdo precisa ser relembrado para fixar na memória. Diante disso, a melhor forma de estudar é cumprindo todas as etapas de aprendizado e seguindo seu cronograma de estudos: ler (doutrina, jurisprudência e lei seca) e assistir aulas de teoria, revisar o conteúdo, resolver questões e fazer simulados. Assim, reserve um período em seu cronograma para revisões a cada semana ou tópico estudado e depois de alguns meses, uma revisão geral da matéria.
4. QUESTÕES
OABeiro, do que adianta conhecer a parte teórica e não ter domínio na prática? O exame da ordem exige mais do que conhecer a parte teórica, assim é necessário que você faça a resolução das provas anteriores para que você saiba da teoria abordada na OAB.
Desse modo, você irá familiarizar com o estilo de questões e, por seguinte, saber seus pontos fracos e o que você não estudou, diante disso é primordial você estudar por questões comentadas, pois mesmo que você não acerte, você terá a base teórica para reforçar e analisar o conteúdo estudado.
5. CONTROLE EMOCIONAL
Ficar escutando que fulano passou e ficar apreensivo com a pressão da família e dos amigos não vai ajudar em nada na sua aprovação. Quando estiver pronto, com o conteúdo bem sedimentado e maturidade para fazer prova, a aprovação vai chegar.
Vale ressaltar que a prova da OAB não é um fator decisivo para sua carreira, é apenas um obstáculo, ou seja, não é o fim do mundo. Enquanto isso, cuide do seu corpo e da mente, saiba administrar o tempo de resolução de provas, e reserve alguns momentos de lazer com a família.
E aí, OABeiro! Curtiu essas dicas? Esperamos que sejam um diferencial para conseguir sua aprovação!