Como controlar suas emoções para a 2ª Fase OAB

A gente sempre fala deste assunto. E sempre recebemos mensagens de examinandos com perguntas acerca de uma temática muito comum mas ao mesmo tempo muito subjetiva, principalmente quando se aproxima a realização da prova de 2ª Fase da OAB, que acontece no próximo dia 01 de dezembro. Existe um ditado popular que diz o seguinte: “cada um é que sabe onde o sapato aperta”. Ou seja, cada um de nós lidamos de forma pessoal e única com os sentimentos comumente envolvidos diante de momentos desafiadores. Sem dúvida, a Prova OAB é um exemplo desse porte. A Prova muitas vezes amedronta, causa medo, insegurança e nervosismo. Entenda que isso pode acontecer e saiba ainda que você tem a força necessária para enfrentar e vencer essa barreira. Existe uma preparação física e psicológica específica para a prova subjetiva. Por isso, vamos falar de Controle emocional para a 2ª Fase OAB.

Leia também: Atenção com as questões discursivas da Prova OAB.

O desafio chamado 2ª Fase OAB

Como sabemos, a primeira fase é uma prova de múltipla escolha. Aparentemente, mais fácil manter a calma, afinal você tem a opção do chute, com pelo menos 25% de chances de acertar. Na 2ª Fase não tem boquinha. Tem que dissertar. E aí que mora o perigo. Neste momento você precisa controlar os pensamentos e manter o máximo de calma possível.

Algumas dicas importantes

– Aprenda a fazer exercícios de respiração

É uma forma bem simples de relaxar antes e durante a prova. Então comece aprendendo a controlar sua respiração.

– Trate a si mesmo com gentileza

O Bem estar físico e mental são diretamente ligados. Por essa razão, o equilíbrio emocional depende de cuidados constantes com o corpo. Faça exercícios físicos regularmente e alongamentos durante a prova.

– Busque apoio de amigos e da família

Esse ponto é fundamental. Converse com eles e evite que façam cobranças. Familiares e amigos sempre devem ter palavras de apoio que servem como um calmante natural. Além de combustível para a vitória na 2ª Fase OAB.

– Nunca, jamais, de modo algum, abra mão do prazer

Mesmo diante de tanta tribulação, é importantíssimo dedicar um tempinho à diversão e ao prazer, principalmente nestes dias que antecedem a prova. Você pode fazer exercícios como corrida, ou jogos eletrônicos, filmes, livros, sorvestes, ou até mesmo um drink. O importante e sentir que você pode controlar sua vida e planejar o seu tempo.

Pense nisso e bons estudos!

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