Dez passos para aprovação na OAB

Olá, OABeiro!

Está se preparando para se tornar um futuro advogado (a)? Para tornar a sua preparação ainda mais produtiva preparamos 10 super dicas para conseguir a tão sonhada aprovação!

Vamos Juntos!

Você pode se interessar também por:

Conheça técnicas de memorização para o Exame de Ordem

O ranking dos profissionais que menos dormem1. Evite hábitos que tirem o foco da sua aprovação

 Você já deve ter passado horas vendo programas aleatórios na televisão ou horas a fio navegando na internet, não é verdade?! Mas você teve algum rendimento intelectual com isso? É preciso que faça uma autoavaliação do seu comportamento e pondere suas atividades para poder então focar nos seus objetivos.

Quando você possuir um saldo maior de horas de entretenimento do que de estudos é o momento de repensar como estão os seus hábitos! Sabemos que, ter um tempo para se divertir é essencial para saúde mental de qualquer pessoa, contudo, não exagere! Se você tem um foco, não deixe de realizar ações para que sua meta seja atingida. 

 Ter o hábito de estudar todo dia fará com que você tenha disciplina e alcance mais rápido sua aprovação, por isso, minimize atividades que sejam pouco rentáveis e que te atrapalhem na sua jornada. 

2. Mude aos poucos sua rotina

 Não faça mudanças bruscas! A criação de um hábito é algo que tem quer realizado de modo gradual, ou seja, se você tentar fazer uma alteração repentina, possa ser que seu corpo não se adapte de uma maneira tão eficiente quanto você deseje. 

Logo, é interessante que você faça a modificação de modo lento e gradual caso escolha um Exame com um maior período de tempo de estudos. Entenda que, de nada adianta você deixar de fazer atividades do seu interesse do dia para a noite, o seu corpo irá sentir os impactos da modificação, nem sempre o resultado sairá da maneira que você planejou.

 Portanto, não tente mudar tudo de uma única vez, sua força de vontade possui um limite. Além do que, é provável que você não consiga alterar seus hábitos ruins assim. Para começar ou manter um hábito, você precisará ter um pico de vontade nas primeiras semanas, por isso, caso você exagere demais, possa ser que no outro dia você fique cansado (a) e desista.

 Faça com calma, sem pressa! Se no começo você encontrar dificuldades, reduza o tempo de estudo ou adapte para que você consiga atingir sua meta. Se for necessário, comece com hábitos pequenos, quando você começar a sentir as mudanças, logo aplicará ao método a longo prazo. 

3. Identifique o seu inimigo  

 O que está te afastando do seu objetivo? Você já parou para refletir o que está te atrapalhando na hora em que você vai estudar? Identificando o que consome seu tempo, será mais fácil combater o problema.

 Além do que, você poderá ponderar o que pode ser mantido e o que é desnecessário. Dessa forma, você vai conseguir identificar o que pode ser reduzido e o que deve ser melhorado, afastando as distrações que dificultam a criação do hábito de estudar. 

4. Defina as suas metas

Não estude sem definir um quadro de horários ou um objetivo, se você fizer isso, provavelmente seus planos não terão continuidade. Perceba que, quando você define seus objetivos, você vai identificar o que é preciso fazer para chegar lá. 

Isso não só te ajudará a ter foco, como também será um auxílio para você criar um plano de estudos e cronograma de horários, perceba que, quando você tem todo um planejamento de execução, criar um hábito de estudo será mais fácil.  

5. Aceite seus erros 

Se você começou a desenvolver um hábito e desistiu no meio do percurso, não se sinta culpado por isso. É comum que isso ocorra, contudo, não fique na inércia, se estudar é o que você precisa para conseguir seu sonho, não há outra maneira para que você o alcance. 

Evite ficar pensando nas tentativas falhas, siga adiante criando o hábito. Ficar pensando no passado não irá te ajudar, no máximo, vai te atrapalhar.  Assim, aceite seus erros! Veja no que foi que você errou e como não repeti-los em uma próxima tentativa. São com os erros que realizamos os acertos em qualquer ação que tenhamos na vida, logo, não tenha medo de errar, mas não permaneça no seu erro! 

6. Determinação

 É o seu combustível para alcançar seus sonhos. Mantenha-se focado nas suas atividades, pense como alcançar a sua meta mudará a sua vida e das pessoas que estejam ao seu redor. Quando você sabe o que quer e possui força de vontade, a criação de um hábito será mais fácil do que você possa imaginar!

Você é o único (a) responsável pelo seu sucesso, apenas você poderá dar o melhor de si para alcançá-lo. Sendo assim, não fique desmotivado, lembre-se do que você almeja e use isso como combustível para passar por todo o trajeto que será necessário passar para obter sua aprovação.

7. Pratique exercícios físicos

Práticas esportivas como correr ou andar são ingredientes básicos para pessoas saudáveis e mais produtivas. Para os estudantes que almejam a aprovação no Exame de Ordem, o panorama não muda: mexa seu corpo! Sobretudo nas primeiras horas do dia, exercícios geram um fluxo intenso de inspiração e clareza, essenciais nos estudos.

8. Invista em leituras

Leituras leves nas primeiras horas do dia ajudam a abrir a mente antes de iniciar seu cronograma de estudo. Seja um jornal, um livro que gosta ou até mesmo dicas curtas de uma disciplina, investir em leituras ajuda a preparar a mente, além de fazer conexões com outras áreas de conhecimento.

9. Relembre seus objetivos a longo prazo:

Quem é estudante sabe como uma preparação é cansativa e desgastante. Por isso, é importante sempre relembrar e repassar mentalmente seus objetivos em longo prazo. Isso ajudará a mantê-lo inspirado durante o dia.

10. Se alimente bem

A primeira refeição do dia é a mais importante. Nesse sentido, é indicado que os examinandos consumam, pelo menos, 30 gramas de proteína no café da manhã. Especialistas indicam que o consumo equilibrado do nutriente não só ajuda a prevenir a obesidade, diabetes e doenças cardíacas, mas também reduz os chamados “picos de fome”, que causam mal estar e, por sua vez, podem atrapalhar sua concentração nos estudos.

OABeiro, esperamos que com essas super dicas você não apenas leia mais utilize-as como um mantra. Persista e não desista!

Vamos juntos!

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

Revisão presencial para 1ª fase da OAB XX em Salvador

Uma boa preparação passa, necessariamente, por três estágios básicos: estudo teórico, aplicação prática do ...

Cuidado com questões interdisciplinares na Prova OAB

Uma das características marcantes da Fundação Getúlio Vargas é o uso de questões interdisciplinares ...

Regras de ficha limpa são ampliadas para comissionados

Mais um decreto da gestão de Jair Bolsonaro a frente da presidência da República. ...

O último fim de semana antes da Prova OAB

Está chegando a hora. Contagem regressiva. Faltam nove dias para a realização da 1ª ...

A internet e o futuro da advocacia

Atualmente, a concorrência é um dos mais graves obstáculos enfrentados pelos advogados no Brasil. ...