Olá, caros futuros (as) advogados (as)!
Muitos examinandos já iniciaram oficialmente uma nova etapa de preparação para o Exame de Ordem. Diferentemente da prova da 1ª fase, composta por questões objetivas, as quais medem o conhecimento geral do candidato, a 2ª fase avalia a capacidade prático-profissional do aluno. Por isso, a preparação para a 2ª fase requerem foco e a concentração diferentes.
No entanto, algumas dicas podem fazer toda a diferença nos seus estudos. Confira, abaixo, 5 dicas infalíveis para se dar bem na 2ª fase do Exame de Ordem:
Atenção para a qualidade da redação:
Pode parecer uma bobagem, mas com o uso constante das redes sociais, tornou-se comum a utilização de abreviações e gírias de internet. Esse “dialeto” usado na web pode ser um vilão e custá-los alguns pontos, por isso, muito cuidado!
Cuidado com a caligrafia:
Na redação das questões subjetivas e da peça prático-profissional tenha sempre o cuidado de manter sua letra legível. A resposta não estará certa se o examinador não entender sua letra!
Se liga no tempo:
Fique atento à administração do tempo que dispõe para realizar a prova. Ao invés de fazer um rascunho da peça inteira, faça apenas um esboço, no qual você irá organizar a sequência dos elementos que compõem a peça, tais como endereçamento, tipo de ação, autor, réu, lastro dos fatos, dispositivos legais, pedidos, valor da causa, entre outros.
Mostre ao examinador que você estudou:
Na hora de responder, não se prenda apenas no que o instituto ou o dispositivo legal diz! Mostre ao examinador que você domina o conteúdo e sabe do que está falando, explicando o significado ou a função dentro do contexto apresentado.Só coloque o que for pedido:
Nada de assinar ou colocar qualquer informação que não constam na questão da prova. Isso pode ser enquadrado como identificação e resultar na anulação da peça.
OABeiro, insista, persista e não desista!
Vamos juntos!