Dica de Estudo: Como manter o foco quando a data da prova se aproxima

Olá, futuros advogados e futuras advogadas!

Sabemos que a reta final da preparação para a prova é um dos momentos mais difíceis, tendo em vista o cansaço advindo do tempo de estudo que você já dedicou e a ansiedade que toma conta durante esse período onde a hora de pôr em prática o que foi estudado se aproxima. Reuniremos aqui algumas dicas que irão auxiliar você a não perder o foco e continar firme em sua preparação.

Vamos juntos!

SEJA HONESTO COM VOCÊ MESMO

É importante fazer um mapeamento acerca das maiores dificuldades encontradas durante a preparação. Caso sua dificuldade seja em relação a foco, é interessante procurar um coach que poderia auxiliar na procura de tudo aquilo que está tirando o foco e poderia também, tendo em vista a sua rotina, preparar um método de estudos adequado a sua realidade.

Caso sua dificuldade seja em relação a determinada matéria, é importante destacar o material físico da referida disciplina em cores diferentes e adequar uma cor em especial para aquele assunto onde há mais dificuldade, onde desta forma, sempre que for feita a revisão, você lembrará que aquele deverá ser tratado de forma especial.

Outro ponto bastante importante é anotar seus pontos positivos, o que progrediu durante a preparação, para que quando o desânimo ou a falta de foco chegarem, você perceber que é possível sair daquela bolha, uma vez que já enfrentou outras dificuldades e conseguiu passar por elas com perseverança.

APRIMORAR PONTOS FRACOS E CONTINUAR ENFATIZANDO OS PONTOS FORTES

É importante que durante sua preparação, você faça uma análise daquilo que mais tira você do foco e de suas dificuldades, para que dessa forma, encontre meios para aprimorar tais impasses. Essa análise pode ser feita de forma pessoal, onde você mesmo, com atenção, sinaliza esses impasses, ou com o auxílio de um profissional.

Além disso, é importante dedicar um tempo maior em seu roteiro de estudos para aquela disciplina onde você atinge um percentual menor de acertos nos simulados em prova, uma vez que enfrentando aquilo que você possui mais dificuldades é melhor maneira de superá-las.

Ademais, é importante não deixar cair no esqueciemento aquilo que você não possui dificuldades, posto que pode perder o foco, destarte, é míster continuar estudando com ênfase asmatérias e assuntos que você já possui domínio para que seus resultados sejam ainda melhores.

MANTER O RITMO NOS ESTUDOS

É importante não ter em mente a ideia de “dar um tempo para esfriar a cabeça”. Evidentemente você deve também descansar sua mente, mas esse tempo não pode ser prolongado para que não se transforme em uma procrastinação, isso porque quando passa-se muito tempo sem realizar alguma atividade rotineira, quando volta-se a realizar, torna-se uma atividade mais cansativa e árdua, devido a perda do foco que houve.

 

EXPERIMENTAR NOVAS TÉCNICAS DE ESTUDOS

Caso você note que não está conseguindo manter o foco ou obter êxito com a técnica de estudo em que está realizando, um ponto importante seria trocar essa ténica por outra adaptada a sua rotina e suas maiores dificuldades.

Confira a seguir um vídeo de uma sessão de coaching para OAB:

 

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

Últimos dias: pós-graduação em Direito com 20% de desconto

Para se destacar no mercado de trabalho e crescer na carreira, o profissional precisa ...

O que esperar da 2ª Fase OAB – Administrativo

Nesta segunda-feira, 09, começamos a nossa querida série de postagens sobre O que esperar da ...

Turbine ainda mais sua preparação com a técnica SQ3R

Estudar para a OAB não é fácil, mas com o método de estudo selecionado, ...

OAB assina manifesto em defesa de Felipe Neto!

Atenção, OABeiros! A OAB mais 36 entidades de direito assinaram um manifesto em defesa ...