Dica de 1°fase da OAB: a convenção do condomínio

Olá, OABeiro!

Está com todo gás na preparação para a OAB? Esperamos que sim! Para impulsionar ainda mais seus estudos preparamos essa super dica de Direito Civil!

Vamos Juntos!

O assunto de hoje é a convenção do condomínio. Tema muito recorrente na área do Direito Civil, o assunto é tratado, inclusive, na Súmula 260 do STJ. O documento fala sobre registro e validade da convenção do condomínio. Confira todos os detalhes em um vídeo do professor Roberto Figueiredo, prof. de Direito Civil do CERS cursos online.

Leia também: Direito Civil: a dica dos 16 anos

Dica OAB: a convenção do condomínio

A súmula 260 do STJ diz: A convenção de condomínio aprovada, ainda que sem registro, é eficaz para regular as relações entre os condôminos. Aproveite a dica e memorize esta informação. Certamente, pode ser de grande utilidade nos estudos e bom rendimento no dia da prova. Fique ligado por quem tem dica a qualquer momento.

Confira o vídeo:

CAI EM PROVA

Para turbinar ainda mais esse conteúdo você precisa resolver questões, pois você irá conhecer o perfil da banca e se munir de qualquer surpresa.

Ano: 2016 Banca: FGV Órgão: OAB Prova: FGV – 2016 – OAB – Exame de Ordem Unificado – XX – Primeira Fase

Vítor, Paulo e Márcia são coproprietários, em regime de condomínio pro indiviso, de uma casa, sendo cada um deles titular de parte ideal representativa de um terço (1/3) da coisa comum. Todos usam esporadicamente a casa nos finais de semana. Certo dia, ao visitar a casa, Márcia descobre um vazamento no encanamento de água. Sem perder tempo, contrata, em nome próprio, uma sociedade empreiteira para a realização da substituição do cano danificado. Pelo serviço, ficou ajustado contratualmente o pagamento de R$ 900,00 (novecentos reais).
Tendo em vista os fatos expostos, assinale a afirmativa correta.
A) A empreiteira pode cobrar a remuneração ajustada contratualmente de qualquer um dos condôminos.
B) A empreiteira pode cobrar a remuneração ajustada contratualmente apenas de Márcia, que, por sua vez, tem direito de regresso contra os demais condôminos.
C) A empreiteira não pode cobrar a remuneração contratualmente ajustada de Márcia ou de qualquer outro condômino, uma vez que o serviço foi contratado sem a prévia aprovação da totalidade dos condôminos.
D) A empreiteira pode cobrar a remuneração ajustada contratualmente apenas de Márcia, que deverá suportar sozinha a despesa, sem direito de regresso contra os demais condôminos, uma vez que contratou a empreiteira sem o prévio consentimento dos demais condôminos.

GABARITO: LETRA B

FONTE JURÍDICA: Lei seca (arts.1.315 e 1.318, do CC/02)

 

Futuros advogados e futuras advogadas insistam, persistam e não desistam!

Vamos juntos!

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

Questão OAB Filosofia do Direito comentada

Estudantes e professores do meio jurídico seguem na explanação dos assuntos que devem cair ...

Como controlar suas emoções para a 2ª Fase OAB

Olá, OABeiro! Está com dedicação total na preparação para a 2° fase da OAB? ...

OAB debate Exame de Ordem com Instituições de Ensino

O Conselho Federal da OAB realizou esta semana um encontro para debater a importância ...

Dica 1° Fase OAB: atos administrativos

Olá, futuros advogados e futuras advogadas! Como anda a maratona de estudos rumo à ...