Dica para 2ª Fase OAB: Direito Administrativo

Olá, OABeiro!

Está com todo gás nos estudos para a 2° fase da OAB? Esperamos que sim! Se escolheu Direito Administrativo nesta etapa subjetiva da prova fique ligado nesse conteúdo que preparamos especialmente para você dar aquele gás nos estudos! 

Leia também: Erros perigosos na 2° Fase OAB

Vamos então a um vídeo com uma Dica para 2ª Fase OAB: Direito Administrativo. O professor Matheus Carvalho alerta para o cabimento do Mandado de Segurança. Muito cuidado com este tema.

Dica para 2ª Fase OAB: Direito Administrativo

O Mandado de Segurança NÃO poderá ser impetrado sempre que tiver passado o prazo de 120 dias, que é o prazo decadencial. O prazo começa a contar a partir do momento em que o impetrante toma conhecimento do ato coator.

Confira o vídeo do prof. Matheus Carvalho:

 

CAI EM PROVA ?

Para bater de frente com a OAB, é fundamental a resolução de questões discursivas e peças processuais. Por isso, vamos juntos responder uma peça sobre o assunto comentado pelo professor Matheus Carvalho:

 

 

XXVII EXAME DE ORDEM UNIFICADO (2018.3) – FGV – Peça Profissional -Prova aplicada em 20/01/2019

Mateus, nascido no México, veio morar no Brasil juntamente com seus pais, também nascidos no México. Aos dezoito anos, foi aprovado no vestibular e matriculou-se no curso de engenharia civil. Faltando um semestre para concluir a faculdade, decidiu inscrever-se em um concurso público promovido por determinada Universidade Federal brasileira, que segue a forma de autarquia federal, para provimento do cargo efetivo de professor. Um mês depois da colação de grau, foi publicado o resultado do certame: Mateus tinha sido o primeiro colocado. Mateus soube que seria nomeado em novembro de 2018, previsão essa que se confirmou. Como já tinha uma viagem marcada para o México, outorgou procuração específica para seu pai, Roberto, para que este assinasse o termo de posse. No último dia previsto para a posse, Roberto comparece à repartição pública.

Ocorre que, orientado pela assessoria jurídica, o Reitor não permitiu a posse de Mateus, sob a justificativa de não ser possível a investidura de estrangeiro em cargo público. A autoridade também salientou que outros dois fatos impediriam a posse: a impossibilidade de o provimento ocorrer por meio de procuração e o não cumprimento, por parte de Mateus, de um dos requisitos do cargo (diploma de nível superior em engenharia) na data da inscrição no concurso público.

Ciente disso, Mateus, que não se naturalizara brasileiro, interrompe sua viagem e retorna imediatamente ao Brasil. Quinze dias depois da negativa de posse pelo Reitor, Mateus contrata você, como advogado(a), para adotar as providências cabíveis perante o Poder Judiciário. Há certa urgência na obtenção do provimento jurisdicional, ante o receio de que, com o agravamento da crise, não haja dotação orçamentária para a nomeação futura. Considere que todas as provas necessárias já estão pré-constituídas, não sendo necessária dilação probatória.

Considerando essas informações, redija a peça cabível que traga o procedimento mais célere para a defesa dos interesses de Mateus. A ação deve ser proposta imediatamente. Explicite as teses favoráveis ao seu cliente. (Valor: 5,00)

Obs.: a peça deve abranger todos os fundamentos de Direito que possam ser utilizados para dar respaldo à pretensão. A simples menção ou transcrição do dispositivo legal não confere pontuação.

Padrão de Resposta / Espelho de Correção

O examinando deve apresentar Mandado de Segurança, impugnando a validade da decisão que impediu Mateus de tomar posse no cargo público.

O Mandado de Segurança há de ser dirigido a Juízo Federal, competente para o julgamento de Mandado de Segurança contra ato do Reitor, na forma do Art. 109 da CRFB/88.

O examinando deve indicar, como impetrante, Mateus, bem como indicar a autoridade coatora (o Reitor) e a pessoa jurídica a que se vincula (autarquia federal – Universidade Federal).

O examinando deve demonstrar o cabimento da impetração, pois (i) houve violação a direito líquido e certo, nos termos do Art. 5º, LXIX, da CRFB/88, OU do Art. 1º., da Lei n. 12.016/09; e (ii) há respeito ao prazo decadencial previsto no Art. 23 da Lei n. 12.016/09.

No mérito, deve ser alegado:

i) o candidato deve cumprir os requisitos do cargo no momento da posse, não no da inscrição no concurso público, em consonância com a Súmula 266 do STJ;

ii) a legislação permite a posse por procuração específica, nos termos do Art. 13, § 3º, da Lei nº 8.112/1990; e

iii) as universidades podem prover seus cargos de professor com estrangeiros, nos termos do Art. 5º, § 3º, da Lei nº 8.112/1990.

Deve ser formulado pedido de concessão de medida liminar, demonstrando-se o fundamento relevante (violação ao Art. 5º, § 3º, e ao Art. 13, § 3º, ambos da Lei nº 8.112/1990, e à Súmula 266 do STJ) e o fundado receio de ineficácia da medida, caso concedida a segurança apenas ao final do processo, dado o risco real de não haver dotação orçamentária para a nomeação futura.

Ao final, devem ser formulados pedidos de notificação da autoridade coatora e de ciência ao órgão de representação judicial da pessoa jurídica de direito público a que se vincula aquela autoridade. Também deve ser requerida a concessão da liminar para suspender os efeitos da decisão do Reitor, determinando a posse imediata de Mateus.

No mérito, o examinando deve requerer a concessão da segurança, confirmando a liminar concedida, para anular a decisão do Reitor e, por consequência, garantir o direito de Mateus à posse no cargo público.

E aí, OABeiro curtiu essas dicas? Esperamos que sejam um diferencial para conseguir a sua tão sonhada vermelhinha! 

Vamos juntos!

 

REFERÊNCIAS 

PROVAS DA OAB 2° FASE. Direito Administrativo. Disponível em: https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/3249. Acesso em: 09/06/2020.

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

Saiu o edital de repescagem da XXIV OAB!

Nesta quarta-feira, dia 11 de Outubro, a Fundação Getúlio Vargas publicou o Edital de ...

OAB inicia plenárias em defesa do Exame de Ordem

Após sofrer inúmeros ataques através de Fake News na internet, o Exame de Ordem, ...

A importância do estágio na advocacia

Em todas as carreiras o estágio, que em alguns cursos inclusive é obrigatório, é ...

2ª fase da OAB flexibilizada por localidade?

2ª fase da OAB flexibilizada por localidade?

O Professor Renato Saraiva, em entrevista à Folha Dirigida, tratou da possibilidade de que ...

Termina hoje o prazo para os recursos OAB

Termina pontualmente ao meio dia desta sexta-feira (07) o prazo recursal ao resultado preliminar ...