Oabeiro que escolheu como 2ª fase a disciplina de Direito do Trabalho, esse post é para você!

    Ao fazer sua inscrição no XXXIV Exame de Ordem, foi  preciso indicar qual a disciplina de sua escolha para a segunda fase OAB. O próximo passo é estar preparado para não ser surpreendido no dia da prova! Por isso, nossos especialistas em Direito do Trabalho, os Professores Renato Saraiva e Rogério Renzetti, prepararam dicas de estudo essenciais para te ajudar a garantir essa aprovação!

    Vamos juntos!

    Dicas essenciais para a 2ª Fase em Direito do Trabalho

    Dicas do nosso Professor Renato Saraiva

     

    • Na segunda fase, não há necessidade de você memorizar leis ou esqueletos de peças. Foque em desenvolver o seu raciocínio jurídico para interpretar o problema como já sendo um advogado!
    • Ao realizar a prova, antes leia o enunciado da peça profissional e das questões e somente depois inicie a resolução da prova, começando pelo que você identificou como mais fácil, seja ela a peça processual ou as questões.
    • Concentre suas energias em 3 peças: Inicial trabalhista, contestação e recurso ordinário. Claro que você deverá estudar as demais peças. Todavia, as 3 mencionadas anteriormente são as que mais são cobradas no certame.
    • Não tenha mais de um treinador na sua preparação para a segunda fase. Escolha um professor treinador e vá com ele até o final.
    • Na véspera da prova, se alimente bem, evite estudar muito, relaxe e durma bem. Você precisa estar preparado fisicamente e mentalmente no dia da prova.

    Dicas do nosso Professor Rogério Renzetti

    • A prova da 2ª fase do exame de ordem é composta por uma peça prático-profissional, que exige a redação de uma peça profissional e quatro questões discursivas, no formato de situações-problema. A redação da peça profissional, vale 5,00 (cinco) pontos e cada questão discursiva é composta por item “A” e “B”, valendo no máximo 1,25 (um e vinte e cinco pontos) cada. Para que o examinando seja aprovado precisa ter nota equivalente a 6,0 (seis).
    • Tradicionalmente, vem sendo cobradas nos exames três peças trabalhistas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV): reclamação trabalhista, contestação e recurso ordinário. É óbvio que outras peças podem ser cobradas, e já aconteceu de a banca explorar a elaboração de embargos à execução, ação de consignação em pagamento e contrarrazões. Por isso, recomendamos aos nossos alunos o foco especial nas três peças principais. Porém, o nosso compromisso é trabalhar com vocês todas as peças processuais, auxiliando na identificação de cada uma e na sua estrutura.
    • Quando a questão discursiva contiver pergunta cuja resposta seja “sim” ou “não” e, obviamente, a fundamentação, não tenha receio de iniciar pelo “sim” ou “não”. Sabe o porquê? É muito comum o examinando fazer toda a fundamentação de forma brilhante e não responder à questão.
    • A FGV não pontua questão respondida de forma excessivamente objetiva, como, por exemplo: Sim, conforme artigo 59-A da CLT. Devemos ser objetivos, mas desenvolver a fundamentação de forma satisfatória, faça um pequeno resumo do artigo ou da jurisprudência. 
    • Não faça rascunho. Você tem pouco tempo para a realização da prova e não pode perder nenhum segundo. O que deve ser feito, na verdade, é um tipo de roteiro com artigos e/ou jurisprudência que irá auxiliar para responder às questões discursivas e elaborar a peça profissional.
    • Sempre que você for treinar questões e peças, faça na folha disponibilizada na área do aluno da 2ª fase de TRABALHO, pois é essa que você vai utilizar no dia do exame. Assim, já se familiariza com espaço e o número de linhas que terá na prova.

    Tem mais!

    Além das dicas repassadas acima, nós, da EQUIPE CERS, fizemos uma transmissão extremamente explicativa com dicas de preparação para quem escolheu a disciplina de Direito do Trabalho. Confira:

    https://www.youtube.com/watch?v=sEMo-vQpcDQ

    Prepare-se para 2ª fase em Direito do Trabalho com o CERS!

     

    Como bem dito pelo nosso ilustre Professor Renato Saraiva “Nos últimos 20 anos já aprovei milhares de  alunos para o exame de ordem. Juntamente com Rogério Renzetti, estou pronto para ser o seu treinador. Venha se preparar com a melhor equipe de Direito do Trabalho do Brasil. Vamos juntos a aprovação!”

    Você vai ficar fora dessa? Clique na imagem abaixo e garanta a conquista da sua vermelhinha!

    Gostou deste conteúdo? Confira também:

    Por que escolher e como ser aprovado na 2ª fase de Direito do Trabalho?

    Share.