Dicas para a 2ª Fase OAB: Direito do Trabalho

Oabeiro que escolheu como 2ª fase a disciplina de Direito do Trabalho, esse post é para você!

Ao fazer sua inscrição no XXXIV Exame de Ordem, foi  preciso indicar qual a disciplina de sua escolha para a segunda fase OAB. O próximo passo é estar preparado para não ser surpreendido no dia da prova! Por isso, nossos especialistas em Direito do Trabalho, os Professores Renato Saraiva e Rogério Renzetti, prepararam dicas de estudo essenciais para te ajudar a garantir essa aprovação!

Vamos juntos!

Dicas essenciais para a 2ª Fase em Direito do Trabalho

Dicas do nosso Professor Renato Saraiva

 

  • Na segunda fase, não há necessidade de você memorizar leis ou esqueletos de peças. Foque em desenvolver o seu raciocínio jurídico para interpretar o problema como já sendo um advogado!
  • Ao realizar a prova, antes leia o enunciado da peça profissional e das questões e somente depois inicie a resolução da prova, começando pelo que você identificou como mais fácil, seja ela a peça processual ou as questões.
  • Concentre suas energias em 3 peças: Inicial trabalhista, contestação e recurso ordinário. Claro que você deverá estudar as demais peças. Todavia, as 3 mencionadas anteriormente são as que mais são cobradas no certame.
  • Não tenha mais de um treinador na sua preparação para a segunda fase. Escolha um professor treinador e vá com ele até o final.
  • Na véspera da prova, se alimente bem, evite estudar muito, relaxe e durma bem. Você precisa estar preparado fisicamente e mentalmente no dia da prova.

Dicas do nosso Professor Rogério Renzetti

  • A prova da 2ª fase do exame de ordem é composta por uma peça prático-profissional, que exige a redação de uma peça profissional e quatro questões discursivas, no formato de situações-problema. A redação da peça profissional, vale 5,00 (cinco) pontos e cada questão discursiva é composta por item “A” e “B”, valendo no máximo 1,25 (um e vinte e cinco pontos) cada. Para que o examinando seja aprovado precisa ter nota equivalente a 6,0 (seis).
  • Tradicionalmente, vem sendo cobradas nos exames três peças trabalhistas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV): reclamação trabalhista, contestação e recurso ordinário. É óbvio que outras peças podem ser cobradas, e já aconteceu de a banca explorar a elaboração de embargos à execução, ação de consignação em pagamento e contrarrazões. Por isso, recomendamos aos nossos alunos o foco especial nas três peças principais. Porém, o nosso compromisso é trabalhar com vocês todas as peças processuais, auxiliando na identificação de cada uma e na sua estrutura.
  • Quando a questão discursiva contiver pergunta cuja resposta seja “sim” ou “não” e, obviamente, a fundamentação, não tenha receio de iniciar pelo “sim” ou “não”. Sabe o porquê? É muito comum o examinando fazer toda a fundamentação de forma brilhante e não responder à questão.
  • A FGV não pontua questão respondida de forma excessivamente objetiva, como, por exemplo: Sim, conforme artigo 59-A da CLT. Devemos ser objetivos, mas desenvolver a fundamentação de forma satisfatória, faça um pequeno resumo do artigo ou da jurisprudência. 
  • Não faça rascunho. Você tem pouco tempo para a realização da prova e não pode perder nenhum segundo. O que deve ser feito, na verdade, é um tipo de roteiro com artigos e/ou jurisprudência que irá auxiliar para responder às questões discursivas e elaborar a peça profissional.
  • Sempre que você for treinar questões e peças, faça na folha disponibilizada na área do aluno da 2ª fase de TRABALHO, pois é essa que você vai utilizar no dia do exame. Assim, já se familiariza com espaço e o número de linhas que terá na prova.

Tem mais!

Além das dicas repassadas acima, nós, da EQUIPE CERS, fizemos uma transmissão extremamente explicativa com dicas de preparação para quem escolheu a disciplina de Direito do Trabalho. Confira:

Prepare-se para 2ª fase em Direito do Trabalho com o CERS!

 

Como bem dito pelo nosso ilustre Professor Renato Saraiva “Nos últimos 20 anos já aprovei milhares de  alunos para o exame de ordem. Juntamente com Rogério Renzetti, estou pronto para ser o seu treinador. Venha se preparar com a melhor equipe de Direito do Trabalho do Brasil. Vamos juntos a aprovação!”

Você vai ficar fora dessa? Clique na imagem abaixo e garanta a conquista da sua vermelhinha!

Gostou deste conteúdo? Confira também:

Por que escolher e como ser aprovado na 2ª fase de Direito do Trabalho?

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

Conteúdo online para estudar Direito na internet

Toda preparação, seja para concursos públicos ou Exame de Ordem, para ser completa, exige ...

Vamos juntos SP: uma nova conexão se inicia

Como você deve saber, 2016 está sendo um ano de expansão e grandes resultados ...

MEC propõe mudanças no ensino público superior

Na semana passada, o Ministério da Educação, MEC, convocou reitores de universidades públicas de ...

Últimos dias com 30% de desconto nos cursos de pós-graduação

Para se destacar no mercado de trabalho e crescer na carreira, o profissional precisa ...