Dicas para cultivar pensamento positivo na sua preparação

Olá, OABeiro! Como está sua preparação? 

Com todas pressões da família, dos amigos, comparações, medo e nervosismo, é possível que suas emoções estejam a flor da pele, não é mesmo?! 

E sabendo da sua rotina de estudos extremamente cansativa e desgastante. Nós da equipe CERS, pensamos em um conteúdo perfeito para você ter pensamento positivo nesse desafio. 

Leia também: dicas de concentração nos estudos para OAB

Você sabia que existem estudos científicos que comprovam a interferência de pensamentos negativos na saúde? Segundo pesquisas científicas publicadas no jornal Chicago Tribune, depressão, ansiedade, raiva e sentimentos negativos estão relacionados a doenças cardíacas. Já uma pesquisa realizada pela Universidade de Toronto, demonstrou que o humor altera a forma como a pessoa enxerga.

Diante dessas pesquisas, é possível entender a importância dos pensamentos para uma qualidade de vida. Sejam eles positivos ou negativos, refletem no corpo e mente, em nossa saúde e bem-estar. 

Mas não se assuste por ter mais pensamentos negativos do que positivos, pois, os  neurocientistas explicam que o cérebro humano, é programado para pensar negativamente.

Superar influências negativas, apesar de ser um desafio, é um investimento rentável para uma qualidade de vida.

O otimismo é capaz de expandir a visão, alimentar sua autoconfiança, otimizar o seu trabalho e estudos, melhorar sua saúde física e psicológica. Com isso, pratique as dicas a seguir para mudar o padrão negativo de sua mente:

1- Domine os seus pensamentos

Muitas pessoas acreditam que os sentimentos são involuntários. No entanto, é possível começar a analisar o que se passa em sua mente.  Quando surgir um pensamento ou sentimento negativo, analise o motivo e busque justificativas realistas.

Na maioria das vezes, através da busca de explicações, observamos que a maioria desses pensamentos são criados por fantasias, medo, insegurança, etc. 

Com a vigilância e autoquestionamento, você conhecerá seus sentimentos e saberá eliminá-los.

2- Mude a forma de pensar

Ao se tornar consciente dos seus pensamentos, você agora poderá mudar os padrões da sua mente. Assim, ao se deparar com uma situação desagradável como a longa espera nas filas do banco, ao invés de apenas reclamar, mude seu pensamento, pense que poderá utilizar aquele tempo para falar com um amigo ou ler um livro.

3- Não se vitimize

Pensamentos negativos tendem a fazer com que o indivíduo acredite que é vítima de tudo. O maior problema é justificar essa situação para permanecer na mesma situação. Fazendo com que o impeça de mudar e transformar sua realidade.

4- Você é um aprendiz

Todos nós estamos propensos a errar por estarmos em constante evolução e sermos eternos aprendizes. Por isso, perder tempo e energia se martirizando por falhas não irá contribuir. O melhor a se fazer é evitar pensamentos tristes e negativos e focar em aprender com o erro.

5- Sorria mais

O ato de sorrir mais, traz inúmeros benefícios a saúde física e mental. Sendo capaz de promover mudanças internas e externas, contribuindo para seus pensamentos serem mais positivos, além de melhorar suas relações. 

 

6- Conviva com pessoas positivas

Mesmo sem perceber somos influenciados pelas pessoas com quem convivemos. Por isso, quanto mais se cercar de pessoas positivas, mais será influenciado e beneficiado.

7- Foque no presente

Os pensamentos negativos estão presos a dois momentos: futuro e passado. As tristezas, arrependimentos do passado e as ansiedades que estão por vir permeiam o inconsciente de muitos.

 Você entendeu como é importante ter pensamentos positivos na sua preparação? Esperamos que essas dicas sejam o caminho para seu sucesso nos estudos.

Vamos Juntos!

 

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *