Dicas para escrever bem na segunda fase e ser aprovado

Olá, OABeiros! Está com dedicação total na preparação para a 2° fase da OAB? Esperamos que sim! Sabemos que é uma caminhada exaustiva. Dessa forma, separamos algumas dicas para você escrever bem nessa segunda fase e ser aprovado!

Vamos juntos?!

📝 Crie o hábito de escrever diariamente

Adquirir uma boa escrita demanda treino, visto que, o hábito de escrever todos os dias irá exercitar sua mente, além de desenvolver sua criatividade de produção. Com o cérebro em constante atividade a escrita se tornará um hábito e não um labor.

Portanto, para colocar em prática, com a aproximação do dia da prova, sugerimos que faça pelo menos uma peça por dia, a partir da resolução de casos concretos e  simulados.

📝  Cronometre o tempo

Um dos maiores inimigos dos OABeiros é o tempo, e na 2° Fase não será diferente. Uma vez que, além da peça prático profissional, as questões subjetivas também devem ser respondidas.

Por isso, é essencial cronometrar o tempo de resolução de questões e da peça, para se preparar e se habituar com esta limitação.

📝 Escreva com clareza

Uma peça com clareza é aquela que consegue transmitir o conteúdo de forma lógica, concisa e compreensível. Apesar de muitos acreditarem que quanto mais rebuscado seu texto maior será a sua pontuação, esse pensamento está ultrapassado, visto que, isso poderá se tornar de difícil interpretação ao corretor.

Dessa forma, fique ligado nesta dica, porque este é um dos critérios que mais vale ponto na peça jurídica. Para conseguir um texto claro será necessário que você saiba conectar os argumentos utilizados, uma estratégia é estruturar a redação antes de começar a escrever.

📝  Cuidado nos erros ortográficos

É comum para quase todos a dúvida em utilizar certas palavras e expressões. Mas o hábito da escrita e da leitura é a solução para esse problema, pois quanto mais familiarizado estiver mais preparado estará. 

Se você não tiver certeza de como escrever tal palavra, pense em sinônimos que possam substituir a palavra que você está com dificuldade.

📝 Vocabulário

Um vocabulário rico demonstra conhecimento da língua e chama atenção do corretor, mas deve-se atentar para não ficar rebuscado demais, de modo que atrapalhe a compreensão do texto. 

Além disso, tente evitar usar a mesma palavra várias vezes. Busque sempre utilizar os sinônimos das palavras que você identificar que tem bastante repetição.

📝 Seja conciso

Embora, ampliar o vocabulário seja um aparato para o uma boa peça processual, o OABeiro deve ter cuidado para não deixar o texto prolixo ao tentar colocar tudo que foi aprendido. Além disso, o examinando deve prestar bastante atenção ao tempo e ao limite máximo de linhas.

📝 Estética textual da peça

É importante sempre ter em mente que o corretor terá inúmeras provas para corrigir. Então, seu papel é tornar sua peça de fácil leitura e interpretação, devendo evitar rasuras, ser clara e concisa. Uma sugestão é lembrar de colocar parágrafos e pular linhas entre tópicos.

Lembre-se que o corretor estará cansado, visto que ele estará corrigindo várias provas. Dessa forma, ter uma organização textual ajudará o corretor a ter mais facilidade em ler sua prova.

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like