Ter um bom equilíbrio emocional é um dos elementos mais impactantes em uma jornada de preparação. A ansiedade, por exemplo, é um dos empecilhos que afetam diversos Oabeiros no caminho até a aprovação no Exame de Ordem. Uma decorrência comum da ansiedade é a procrastinação. Por isso, pensando na 1ª fase do Exame de Ordem, o assunto do PEO hoje será com dicas de como combater a procrastinação nos estudos.
Se liga na trilha de dicas e vamos juntos!
Dicas de Como Combater a Procrastinação nos Estudos!
– Antecedência na Preparação:
Antecedência é a palavra-chave para quem quer se preparar para o Exame de Ordem. Ter uma organização prévia é o ponto de partida para a sua aprovação. Isso porque o planejamento auxilia a ter um estudo de forma mais eficiente. Assim, uma preparação orquestrada com antecedência mitiga os efeitos da ansiedade, uma vez que você saberá o que vai encontrar ao longo dos dias de estudo, através do planejamento.
– Estabeleça metas
Determinar metas certas e com prazos é um excelente modo para melhorar o seu desempenho e evitar a procrastinação. É preciso ter uma preparação consistente e bem delimitada! Por isso, organize seus estudos com equilíbrio, pontue no edital todos os assuntos mais importantes para a prova e defina a forma de estudar cada um deles.
Organize seu cronograma de uma forma REALISTA (separando as disciplinas, dificuldades da matéria, relevância dos assuntos e seu tempo disponível). Pronto! É por eles que você deve iniciar os seus estudos.
Ah! Não sabe como elaborar um bom cronograma? A gente tem vídeos explicativos de como montar seu próprio cronograma, hein?! Confere abaixo o vídeo que o CERS produziu para você!
– Defina uma Rotina
A falta de uma rotina pode atrapalhar o seu rendimento, sendo, inclusive, um dos fatores pelos quais você acaba deixando os estudos para depois.
Embora não exista um número certo de horas para estudar, pois o tempo de estudos vai depender da sua rotina e obrigações, tente estabelecer uma rotina e impor o horário de início das suas atividades, o tempo de pausa necessário e o término dos estudos.
Não importa se você tem uma hora ou seis horas livres para estudo no dia, o que importa é a disciplina e o foco no tempo disponível. Foque nas horas que você tem, e não nas que poderia ter, que dará tudo certo!
– Intercale os estudos com pausas
Ninguém é de ferro a ponto de conseguir ficar estudando por várias horas consecutivas, não é mesmo? Faça pausas de 15 minutos a cada 1 hora e meia ou 2 horas de estudo. Aproveite a pausa para descansar um pouco, comer algo, tomar um pouco de sol, brincar com o seu pet. Não pense que as pausas são perda de tempo! Elas podem amenizar o peso das atividades e lhe ajudar a voltar com tudo para os estudos, contribuindo assim para uma melhor assimilação dos conteúdos.
– Elimine as distrações
Evite estudar próximo de dispositivos eletrônicos, como celulares e televisões, pois estes podem tirar a sua atenção! Então, enquanto estuda, desligue a TV, o videogame e, se possível o celular também. Caso você utilize o dispositivo como ferramenta de estudos, uma dica é sair das suas contas nas redes sociais no tempo destinado a estudar ou desativar as notificações por algumas horas.