Quem está se preparando para a 2ª fase da OAB precisa saber as hipóteses em que uma peça prática da OAB pode receber nota zero para não cometer esses erros na hora da prova!
ERRO DO NOMEM IURIS
Se o candidato indicar a peça incorreta para o caso apresentado, a banca corretora irá, infelizmente, zerar a peça do candidato. As questões, no entanto, serão corrigidas, em razão da possibilidade de recorrer da peça.
No entanto, ainda há esperança! Há possibilidade de interpor recurso no caso de:
- A peça foi estruturada na estrutura e no conteúdo de acordo com a peça solicitada no padrão de resposta, e somente o nome colocado foi o incorreto.
- A experiência com termos sinônimos é flutuante, uma vez que a FGV acatou o recurso em alguns casos e em outros não, isso é bastante comum em civil, pois pode ser dados vários nomes pra mesma peça.
NÃO INDICAR O ITEM DA QUESTÃO
Um ponto de muita atenção é o de lembrar-se de informar sobre qual letra a resposta é referente nas questões, pois se você responder sem delimitar se é letra “A” ou “B” sua questão não será corrigida.
RESPOSTAS EM UMA FOLHA DIVERSA
Responder a peça na folha de questões ou vice-versa ensejará em nota ZERO na peça, por isso é preciso atenção redobrada nesse ponto! Ainda que a resposta esteja correta diante do espelho de correção, nada será considerado para fins de pontuação.
ASSINAR A PEÇA
Lembrem-se de não assinar a peça! Isso configurará identificação de prova e a nota zero! O mesmo vale para desenhos, rabiscos em locais inadequados e rasuras (fazer um X na prova ou usar riscos aleatórios).
GRAFIA INCOMPREENSÍVEL
Tente deixar sua letra o mais compreensível possível, pois as provas que não estiverem legíveis poderão não vir a ser corrigidas.
TENHA ESPERANÇA!
São muitas as injustiças cometidas na correção das provas de 2ª fase da OAB e nem sempre o corretor acerta.
Por mais que você tenha perdido nota por algum dos pontos acima, muitos outros podem ter sido corrigidos de forma injusta. Além disso, existe a possibilidade de interpor recurso caso a correção tenha sido errônea.
Mas não faz mal ficar atento a essas dicas e utilizá-las ao treinar para o dia da prova para que elas fiquem bem frescas na memória!
Vamos juntos!