DICAS PARA RESOLVER AS QUESTÕES OBJETIVAS DA 1ª FASE DO EXAME DE ORDEM

Exame de ordem

Anulação da questão 1A de Direito do Trabalho é deferida

Falta de tempo, pegadinhas, ficar em dúvida entre duas alternativas e até mesmo se confundir na hora de marcar o gabarito são alguns dos diversos receios dos OABeiros no momento de fazer a prova da 1ª fase do Exame de Ordem.

Não há uma só forma de responder questões objetivas e perceber qual método é mais adequado para você é essencial. Por essa razão, resolvemos trazer alguns truques e dicas para ajudá-lo nesse processo.

Teste aplicá-los em seus estudos ao resolver questões simulando as condições da prova e descubra o que funciona melhor para você!

COMECE FAZENDO UM BREVE “SCANNER” NA PROVA

Dar uma olhada rápida em toda a prova antes de começar a resolver as questões pode parecer perda de tempo, mas pode ser um grande aliado para acelerar a realização da sua prova! Pra começar, ao verificar os temas que serão abordados, nosso subconsciente já começa a se preparar para pensar sobre esses tópicos, é um “aquecimento do cérebro”.

Além disso, muitas vezes, as questões são relacionadas e alguns assuntos podem ser cobrados em mais de uma questão. Uma questão no final da prova pode ajudar você a responder uma logo no início e ao “escanear” a prova você saberá e usará isso ao seu favor!

LEIA ATENTAMENTE OS ENUNCIADOS E ALTERNATIVAS

Pode parecer que não, mas muitas vezes a resposta de uma questão pode estar no seu enunciado e acabarmos não percebendo. Ler de forma atenta e detalhada os enunciados, até mesmo circulando ou sublinhando palavras-chaves é essencial para saber o que buscar nas alternativas.

Muitas vezes, as questões e alternativas trazem expressões que podem confundir, como “sempre, nunca, todos”. Esses são termos absolutos que devem nos deixar em alerta quando visualizados, pois podem mudar todo o sentido da alternativa e acabar sendo uma casca de banana. É vital realizar uma leitura ativa e curiosa das questões para responder de forma assertiva.

PULE AS QUESTÕES QUE NÃO SOUBER RESPONDER

É cientificamente comprovado que, quando confrontado com um problema, nosso subconsciente continua trabalhando nele mesmo que não estivermos conscientemente refletindo sobre o assunto.

Às vezes, é mais sábio pular as questões que não conseguimos resolver para só depois retornar a elas. Além de não se frustrar insistindo naquela questão e levando nosso cérebro à exaustão, resolver outras questões e depois voltar com a cabeça renovada para aquele problema pode ser a solução.

SE LIGA NO GABARITO

É muito importante reservar um tempo ao final da prova para marcar o gabarito com calma e não confundir as respostas, mas você também pode facilitar esse processo durante a resolução das questões. Uma boa dica para buscar a alternativa correta é eliminar, seja com um traço ou outro símbolo, aquelas que você tem certeza que estão incorretas.

Quando ficar em dúvida entre duas alternativas, a ciência mostra que geralmente é melhor confiar no primeiro instinto e não trocar a alternativa depois de respondida, a não ser que você tenha certeza absoluta que ela está incorreta.

Depois que você decidir qual é a resposta, a dica é escrever, seja ao lado do enunciado ou do número da questão, qual a letra escolhida. Isso o auxiliará muito quando você for marcar o gabarito, pois a letra já estará visualmente colocada ao lado de cada questão e você não precisará procurar nas alternativas qual delas foi marcada, o que demora mais e pode confundir na hora de marcar o gabarito.

Outro truque é, ao terminar de resolver as questões de uma página, rapidamente revisar as respostas, ao invés de revisar a prova inteira no final, o que pode ser cansativo e levar muito tempo.

Esperamos que essas dicas tenham ajudado!

Boa sorte!

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

Se ligue nas próximas datas do XXIX Exame de Ordem

A prova Subjetiva do XXIX Exame de Ordem foi realizada neste domingo. Após a ...

Principais decisões do STF

No terceiro programa da série “27 anos da Constituição Cidadã”, a professora Flavia Bahia ...

As melhores empresas para o consumidor

O Prêmio ÉPOCA Reclame AQUI – As melhores empresas para o consumidor foi criado com ...

A Valorização da Autocomposição no NCPC

O Novo Código de Processo Civil dá ênfase à possibilidade de as partes porem fim ao ...

Hoje: Contagem regressiva OAB XXX

No próximo dia 20 de outubro, milhares de OABeiros de todo o Brasil vão ...

OAB promove audiência pública sobre crime de desacato

Uma das maiores reclamações dos operadores do Direito incluindo ai advogados e oficiais de ...