Advocacia imobiliária: 6 dicas para a atuação do advogado na prática

O Direito imobiliário  é pouco mencionado durante a graduação de direito. No entanto, é uma área com diversas oportunidades a serem exploradas! Diante disso, preparamos algumas dicas para quem deseja ingressar no ramo da advocacia imobiliária. Vamos juntos?!

Antes de ir direto às vias de fato, é importante saber que o ramo imobiliário é uma área que reflete diretamente os efeitos da economia, sendo eles positivos ou negativos. Mas não desanime, apesar da inconstância do mercado, é possível, sim, obter sucesso na advocacia imobiliária.

Confira essas 5 dicas que podem auxiliar neste processo:

1. Especialize-se

Um advogado do ramo imobiliário é normalmente contratado em situações específicas, visto que as pessoas dificilmente contratam os serviços de um advogado para avaliar documentos de um imóvel, apesar de ser uma etapa muito importante no processo de compra e venda. Diante disso, para obter sucesso no ramo, o advogado tem que buscar aprofundar seus conhecimentos específicos sobre o assunto, para, assim, conseguir conquistar uma posição de autoridade.

No CERS oferecemos diversos cursos sobre a área, inclusive, de forma gratuita. Confira!

2. Aprofunde seus estudos em Direito Civil

Apesar do Direito Imobiliário possuir princípios e conceitos próprios, ele é uma ramificação do Direito Civil. Então, dominar o direito civil, sobretudo no tocante ao direito das coisas, obrigações e responsabilidade civil, são imprescindíveis para se tornar um advogado especialista no assunto.

3. Não deixe de lado o Direito Constitucional

Ter ciência dos aspectos do direito imobiliário contidos na Constituição Federal é tão importante quanto saber de direito civil. Então, capricha nos estudos na hora em que for ver sobre consumo de imóveis, função Social da propriedade, princípio do direito e moradia, desapropriação, usucapião constitucional, dentro outros.

4. Saber Direito tributário pode ser uma peça-chave

Possuir conhecimento em Direito Tributário pode ser uma “carta na manga” para quem quer se destacar na advocacia imobiliária. O advogado irá deparar-se constantemente com papeladas sobre IPTU, declarações de imposto de renda…

Portanto, o domínio na matéria será fundamental para uma atuação com maior excelência

5. Lei esparsas

Também é indispensável que um advogado imobiliário tenha o conhecimento das leis esparsas  para poder desempenhar um bom papel na sua área. Podemos citar como exemplos: Lei da incorporação(4.591/64), Estatuto da terra(4.504/64), Lei de locação de imóvel urbano (12.112/2009), além das jurisprudências, leis estaduais e municipais.

Uma forma de fazer isso é manter-se sempre à par das atualizações jurídicas e jurisprudenciais na matéria. Você pode acompanhá-las aqui no blog de notícias CERS.

6. Crie um bom Networking

Por fim, é essencial, para todos os ramos da advocacia, estabelecer um bom networking. Principalmente para quem está iniciando a carreira, visto que, é a partir das relações interpessoais que poderão surgir novos clientes.
Você já tentou procurar sobre as comissões disponíveis na sua seccional? Seria um bom “primeiro passo” para conhecer profissionais já atuantes na área.

Diante do que foi falado, ficou claro que para obter êxito na advocacia imobiliária é preciso especializar-se  e manter uma boa relação social para a captação de novos clientes.

Se você gostou das dicas sobre advocacia imobiliária, fique ligado em nosso blog!

Você também pode se interessar:  COMO ENTRAR NO MERCADO DE TRABALHO: PASSEI NA OAB E AGORA?

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

Os 10 temas mais cobrados no Exame de Ordem

Na semana que antecede a prova de 1ª fase do XXI Exame de Ordem, ...

Acompanhe o último dia da 2ª Semana do Trabalho

Termina hoje (05) as transmissões da 2ª Semana do Trabalho. A partir das 19h, ...

Conteúdo online para estudar Direito na internet

Toda preparação, seja para concursos públicos ou Exame de Ordem, para ser completa, exige ...

Medina Osório participa de Comissão Especial do Impeachment

A sessão desta segunda-feira (2), na Comissão Especial do Impeachment no Senado, recebe três ...

Lei autoriza audiência de conciliação online

Nova lei possibilita audiência de conciliação online nos JECs

A Lei 13.994 traz a possibilidade de realizar-se audiência de conciliação nos Juizados Especiais ...

Autoconfiança: a chave para sua aprovação na OAB

Olá, OABeiro! Está cansado e desanimado desta maratona de estudos para a OAB? Sabemos ...