Leitores do Portal Exame de Ordem, examinandos da 2ª Fase OAB, demonstram preocupação e dúvidas sobre como é feita a pontuação da prova. São questionamentos sobre qual o peso das questões discursivas ou se só a peça já garante a pontuação necessária à aprovação. O tema é pertinente e vamos responder como se deve: consultando o Edital. Embora o Edital da Prova OAB ainda desperte dúvidas sobre vários temas, nesse caso ele é de uma precisão cirúrgica. Na dúvida consulte sempre o Edital, mas vamos dar aquela forcinha e responder a estes questionamentos sobre a Distribuição dos pontos na 2ª Fase OAB.

Leia também: Construção da peça profissional 2ª Fase OAB

Distribuição dos pontos na 2ª Fase OAB

Sobre o peso das questões, o Edital fala que a prova subjetiva vale 10 pontos, sendo composta da peça profissional, valendo 5 pontos e quatro questões discursivas, com valor de 1,25 ponto cada. Desta forma, o peso das duas partes é igualitário. Sobre a garantia de pontuação necessária, lembre que você precisa tirar pelo menos a nota 6,0 para ser considerado aprovado. Então, mesmo que sua peça seja perfeita, você teria somente no máximo a nota 5,0. E isso se sua peça estiver 100% correta, o que, convenhamos, é difícil. Então, divida o “peso” e valorize muito as questões discursivas, elas poderão decidir a sua aprovação.

Confira o que diz exatamente o edital

3.5. DA PROVA PRÁTICO-PROFISSIONAL

3.5.1. A prova prático-profissional valerá 10,00 (dez) pontos e será composta de duas partes:

3.5.1.1. 1ª parte: Redação de peça profissional, valendo 5,00 (cinco) pontos, acerca de tema da área jurídica de opção do examinando e do seu correspondente direito processual, cujo conteúdo está especificado no Anexo II, indicada quando da sua inscrição, conforme as opções a seguir:

  1. a) Direito Administrativo;
  2. b) Direito Civil;
  3. c) Direito Constitucional;
  4. d) Direito do Trabalho;
  5. e) Direito Empresarial;
  6. f) Direito Penal;
  7. g) Direito Tributário.

3.5.1.2. 2ª parte: Respostas a 4 (quatro) questões discursivas, sob a forma de situações-problema, valendo, no máximo, 1,25 (um e vinte e cinco) pontos cada, relativas à área de opção do examinando e do seu correspondente direito processual, indicada quando da sua inscrição, conforme as opções citadas no subitem anterior.

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

Violação das prerrogativas da advocacia pode virar crime

O Conselho Federal da OAB praticamente acampou diante do Congresso Nacional no início desta ...

Santa Cruz rompe silêncio e defende o Exame de Ordem

Após um período em silêncio, o presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz voltou ...

Questão OAB Direito Penal comentada

Aos estudantes de Direito que estão focados na aprovação da primeira fase do XXIV ...

Preparação Rumo à Reta Final OAB

Com o adiamento da 2ª Fase do XXV Exame de Ordem, que vai ocorrer ...