É possível chutar na OAB?

É possível chutar na OAB?

A prova da OAB é composta de 80 questões de 17 diferentes disciplinas, cada uma com uma diversidade gigante nos assuntos. Por isso, é normal que às vezes caíam algumas questões que você não sabe responder e bate aquela dúvida “eu devo chutar na OAB?”. A resposta é sim!

Cada questão da prova da OAB possui 4 alternativas, isso significa que, logo de cara, você possui 25% de chance de acertar. No entanto, é possível aumentar essa probabilidade com algumas técnicas simples. E nós iremos te mostrar como chutar na OAB seguindo um passo-a-passo para aumentar suas chances de acertar!

1 – Elimine o impossível e descarte o improvável

Como já dissemos, cada questão da prova possui 4 alternativas, no entanto, geralmente, a prova vai lhe deixar em dúvida entre duas ou três. Sendo assim, é quase certo de que você conseguirá eliminar uma das quatro alternativas e isso já aumenta a sua chance de acerto para 33%.

2 – O que generaliza provavelmente está errado

Todos sabemos da “piadinha” de que tudo depende no direito. Bom, isso quase sempre é verdade e isso pode ser uma ajuda gigante na sua prova. Como para toda regra costuma haver uma exceção, alternativas que generalizam os casos, com termos como “sempre”, “tudo”, “nunca” ou “nenhum” costumam ser erradas.

Se você já eliminou alguma alternativa antes e consegue eliminar outra usando essa técnica, você já aumenta as suas chances de acerto para 50%!

3 – Faça uma métrica das questões que você respondeu

Quando não for possível chutar utilizando as duas dicas já mencionadas, uma técnica bastante utilizada é balancear as respostas. Assim, se a prova tem 80 questões e são 4 alternativas, essa técnica visa que você tenha uma média de 20 repetições em cada alternativa. Então, se após marcar o seu gabarito você notar que respondeu poucas vezes a letra D, você pode chutar as questões que não conseguiu responder nessa alternativa.

Isso obviamente não é uma técnica infalível e deve ser utilizada apenas como último recurso.

Mas mais importante do que qualquer técnica de chute é se preparar para acertar. E a melhor preparação é com o CERS! Conheça nosso curso gratuito para a 1ª Fase do XXXII Exame de Ordem, o Contagem Regressiva.

Você pode se interessar também por:

Curso Gratuito Contagem Regressiva OAB
30 DIAS PARA A PROVA DA OAB: CONFIRA DICAS DO QUE VOCÊ NÃO DEVE FAZER.
Dicas para evitar a procrastinação nos estudos
O que fazer com a matéria acumulada?
Como aumentar minha pontuação nos simulados?

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like