E se o Exame de Ordem fosse digital?

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quarta-feira que em 2020 vai aplicar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) digitalmente para 50 mil candidatos. Os planos do MEC são de que em 2026 já não haja mais a prova impressa. E se essa moda pegar e chegar ao Exame de Ordem? Já pensou em fazer a prova da OAB de forma online? Certamente, a aplicação digital do Exame traria uma considerável economia de gastos e redução expressiva da logística necessário para o modelo atual. A Ordem dos Advogados do Brasil ainda não ventila esta possibilidade, mas não custa nada a gente falar sobre o assunto: o Exame de Ordem digital.

E se o Exame de Ordem fosse digital?

A resposta para esta pergunta vem acompanhada de muitas opiniões a favor e também contrárias à aplicação digital do Exame de Ordem. Não pretendo entrar no mérito, mas sim levantar o debate e deixar que cada leitor tire suas conclusões e opine, ou não, sobre o tema. Todavia, não podemos negar que o ritmo cada vez mais acelerado das pessoas resultou, por exemplo, em uma mudança radical no modo de vida da sociedade. Basta observar o crescimento constante das plataformas EAD, tanto no setor educacional como em ambientes corporativos. Portanto, não dá pra fugir desta “nova” realidade digital.

Se o ENEM pode ser digital, por que não a prova da OAB?

Outra pergunta interessante. Vamos respondê-la. Temos três provas da OAB por ano, cada um com 120 mil inscritos em média. Portanto, a FGV, banca responsável pela aplicação do Exame de Ordem, monta uma logística para quase 400 mil examinandos ao ano. Lembrando que cada edição tem duas datas, uma para cada fase do certame, somando assim seis dias de prova por ano. Já o Enem, é aplicado apenas uma vez por ano em somente dois dias. A diferença, meus caros leitores, é que em 2018 o Enem teve mais de 5 milhões de inscritos e a média passa dos sete milhões nos últimos quatro anos. Então, Se o ENEM pode ser digital, por que não a prova da OAB?

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

Revisaço OAB: muito mais que um aulão de revisão

Acordar cedo para assistir uma aula de revisão sobre o Exame de Ordem. Essa ...

Aguardando o resultado OAB: e agora?

Por Taciana Carvalho – Ad Verum Olá, oabeiro! E aí, você está esperando o resultado ...

Revisão gratuita de Direito Penal para 2ª fase da OAB

Nesta quinta-feira, 14 de abril, os candidatos que optaram por Direito Penal na 2ª ...

OAB rebate críticas e defende Exame de Ordem

Diante das duras críticas feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro, a OAB saiu em ...

Curso GRATUITO para OAB – Direito Constitucional

Quer ampliar os seus conhecimentos em Direito Constitucional? A forma mais eficiente de fazer ...

Erro de digitação anula questão OAB

Quem diria hein? Depois de tantas especulações sobre erros na elaboração de questões e ...