Olá, OABeiros! Sabemos que a rotina está pesada durante a preparação para o Exame. Por isso, trouxemos tudo o que você precisa saber para entender, de vez, a prova da OAB.

De início, o Exame de Ordem é a última prova que os estudantes de direito precisam fazer para finalizar o ciclo acadêmico!

No entanto, não há uma explicação ou manual que seja entregue durante a faculdade explicando o que ele é e para quê serve. Por isso, é preciso entendê-lo de uma vez por todas, vamos lá?

Você também pode acompanhar este conteúdo pelo Youtube:

O que é a Prova da OAB?

A prova da OAB é uma avaliação voltada para os estudantes de direito após a conclusão do curso. 

Sua finalidade é avaliar a capacidade e o conhecimento das práticas necessárias ao exercício da advocacia do graduando. 

É importante ressaltar que, mesmo sendo facultativo, para que você possa exercer a profissão, é necessário a aprovação no exame. Assim, você terá seu registro profissional e a carteira do órgão, caso contrário, você não poderá exercê-la.

Entendendo o Exame de Ordem

Agora que você já sabe o que é a OAB, vamos entender quando ela ocorre e qual o seu processo!

Primeiramente, o exame da ordem é aplicado 3 vezes ao ano, com a publicação do edital ocorrendo em meados de janeiro, maio e setembroNeste, constará, além de diversas outras informações, os prazos para inscrições, o valor da taxa e o cronograma do exame. 

Vale lembrar que, desde 2011, a banca responsável pela divulgação e aplicação da prova é a Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

Quem pode fazer a OAB?

Para realizar o exame, estarão aptos os estudantes matriculados no último ano do curso ou que tenham concluído a graduação.

IMPORTANTE: No edital do exame constará quem poderá realizar a prova da OAB, por isso, é necessário que este seja lido com muita cautela.

Vale lembrar, também, que não há prazo determinado para a realização do exame de ordem, você poderá fazer ao finalizar a faculdade ou ainda posteriormente.

No caso de você realizá-lo durante a graduação e ser aprovado, não se preocupe, não há prazo de validade para o exame. Então, você poderá requerer o comprovante de aprovação e a carteira de advogado a qualquer momento após o recebimento do diploma.

Como funciona a prova?

De início, a OAB é composta por duas fases eliminatórias, sendo a primeira prova, objetiva e, a segunda, prático-profissional. Elas são aplicadas em datas distintas e há um bom intervalo de tempo entre essas.

  • Primeira Fase

Vamos lá, a primeira fase consiste numa prova objetiva com 80 questões de múltipla escolha. Para esta, o conteúdo programático aborda todas as disciplinas obrigatórias no curso de Direito. Recentemente, foram incluídas as matérias de Direito Financeiro, Direito Previdenciário e Direito Eleitoral. 

Além disso, o teste conta também com questões do Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e do Código de Ética e Disciplina da OAB. 

Para avançar para a 2º fase, é necessário que o candidato obtenha no mínimo 50% de acertos, ou seja, 40 pontos.

  • Segunda Fase

Já a segunda fase do Exame da Ordem consiste no cumprimento de 4 questões discursivas e a redação de uma peça profissional.

Para essa fase, você pode direcionar o seu conhecimento e escolher uma das seguintes disciplinas:

  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo
  • Direito Civil
  • Direito Penal
  • Direito Empresarial
  • Direito do Trabalho
  • Direito Tributário.

A pontuação dessa etapa se divide entre ambas as atividades, sendo reservado 5 pontos para a peça e 5 pontos para as questões discursivas. Após a 2º fase, é só esperar a nota e torcer para a aprovação, que ocorrerá quando esta for superior a 6 pontos totais!

Conheça o 40 Pontos OAB

CERS tem uma super novidade!

Você quer aprender a como planejar uma rotina de estudos eficiente e garantir 40 pontos na 1ª fase do exame da OAB? Os maiores especialistas em aprovação no exame de ordem estiveram unidos para te oferecer a sua aprovação na primeira fase!

Ficou interessado? Saiba mais clicando no banner!

Gostou do nosso conteúdo?

Leia também: PREPARAÇÃO OAB: 8 Estratégias que irão garantir a sua APROVAÇÃO

Share.