Na hora de estudar para OAB você não pode deixar de lado as disciplinas que julgar serem mais difíceis. Como você já sabe, na1ª fase do XXIV Exame da Ordem, todas as matérias estarão presentes. Apenas na repescagem ou 2ª fase é que poderá escolher uma única disciplina. Então, para que você não tenha problemas com a abordagem da avaliação, esteja em dia com todo o conteúdo.

Chega de desculpas

“Mas como vou conseguir estudar as matérias mais difíceis?” O primeiro é se livrar do desânimo e da acomodação. Não adianta ficar postergando algo que você já sabe que deverá fazer. O quanto antes você começar, melhor. Sabemos que tudo o que fica para a véspera acaba não dando muito certo, ainda mais se tratando de OAB.

Identifique o problema

O segundo passo é entender por que você não consegue assimilar os assuntos. Não será porque lhe faltou base para essa determinada disciplina? Por exemplo, se você não tiver domínio com a matéria de Direito Constitucional, que é a base do Direito, dificilmente compreenderá facilmente as outras matérias.

Plano de ação

Após descobrir a origem da sua dificuldade, trace uma meta para resolver o que dificulta o seu entendimento. Exemplificando ainda a disciplina de Direito Constitucional, se o que lhe falta é o conhecimento dela, comece a estudá-la. Depois de dominar a base do Direito, você vai perceber que os assuntos que pareciam tão complexos antes, começarão a fazer sentido. Algumas matérias estão interligadas de alguma maneira e, por isso, é importante que você as compreenda bem.

Como entender conteúdos mais complexos

Se acontecer de você ler e reler várias vezes o mesmo assunto e, ainda assim, não entendê-lo, mude a didática. Procure, por partes, aplica-lo em um exemplo. Pode ser algo que você tenha visto num filme ou lido em um jornal, por exemplo. Caso nunca tenha ouvido falar, tente imaginar a situação. Você pode criar personagens ou instituições fictícias rapidamente só para facilitar a sua compreensão. O importante é adequar o conteúdo a exemplificações.

Além disso, há algo não só em relação às disciplinas que você considera mais difíceis, mas para todas. Descubra qual a sua melhor maneira de estudar. Algumas pessoas compreendem melhor por meio de imagem, outras leitura ou qualquer meio de obter informação. Você pode entender melhor como isso funciona aqui!

Divida o conteúdo

Não adianta você querer estudar tudo de uma vez. Isso acabaria o frustrando. Faça uma divisão dos conteúdos por temas. Cada tema você pode dividir por capítulos. Assim, a cada capítulo que você estudar e assimilar, vai ter a sensação de que cumpriu uma parte da sua missão. Será como ultrapassar batalha pós batalha até vencer uma guerra.

Faça pausas em seus estudos

Em meio ao conteúdo, principalmente se for denso, faça pausas de 5 min a cada 25 ou 30 min. Esse intervalo curto é ideal para que você volte com foco e o mantenha durante o estudo. Passadas duas horas, você pode tirar um intervalo maior e aproveitar para fazer um lanche, por exemplo. Mas cuidado para não exagerar na pausa: 20 min são suficientes.

Não fique apenas nos livros

Sim. O livro é importante! Mas ficando apenas com ele, você terá uma grande chance de se sentir cansado. A didática é essencial para o entendimento dos conteúdos. Você pode alternar a leitora com exercícios, vídeos ou mesmo mapas criados para otimizar a sua memorização. Em tempos de internet, você pode até encontrar aulas específicas online e estudar com qualidade.

Preparação

Caso você precise de um direcionamento maior e mais específico, pode estudar diretamente com os professores parceiros do Portal Exame de Ordem. Eles estão sempre atualizados em tudo o que diz respeito a prova da OAB. Além disso, você terá acesso à dicas valiosas, possibilidade de tirar dúvidas, resolver de questões, simulados e muito mais. Confira os nossos cursos preparatórios para o XXIV Exame da Ordem.

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

Saiba como escolher um bom Vade Mecum

Uma dica valiosa: Saiba como escolher um bom Vade Mecum. O Vade Mecum é ...

O que esperar do NCPC na prova da OAB XX?

Que o Novo Código de Processo Civil será cobrado a partir do XX Exame ...

Recurso para a questão de Direito Penal na OAB XXIII

  Confira os argumentos apresentados pelo professor Geovane Moraes para a elaboração de recurso ...

Se eu consegui, você consegue

Inspiração, determinação e gestão. A trajetória em busca da realização de um sonho é ...

A resolução de questões é o método mais eficaz para fixar os conteúdos

Uma preparação de qualidade para o Exame de Ordem envolve, necessariamente, três dimensões: – ...

OAB questiona papel de agências reguladoras

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, se pronunciou esta semana e questionou a ...