Algum assunto em específico exige uma maior atenção para a segunda fase?

Responsabilidade Civil. A FGV tem tradição em cobrar petição inicial, o que aumenta as chances da teoria da responsabilidade civil ser cobrada.

Quais são os artigos e leis que costumam ser cobrados na prova?

Neste aspecto, não há lógica, nem estatística que nos permita limitar o estudo do aluno a um grupo específico de artigos e leis. A recomendação é estudar o máximo possível!

Quais são as suas apostas para as questões dissertativas? E para a peça?

Petição inicial. Sempre. Na maior parte das vezes a FGV cobrou, em direito civil, a petição inicial.

Qual a principal característica que é possível apontar nas provas do exame elaboradas pela FGV?

Em direito civil, a FGV costuma se contentar com o texto de lei. Súmulas não costumam ser exigidas nos gabaritos oficiais. Como a matéria direito civil é extensa, a FGV é mais legalista nas questões e não exige muito a jurisprudência.

Qual a principal dica para administrar o tempo?

Fazer o maior número possível de simulados. Assim o candidato aprende, de uma vez por todas, a administrar o seu tempo.

Qual perfil deve ter o candidato que opta por Direito Civil  na segunda fase?

Não me parece que o candidato de direito civil tenha um perfil diferente dos demais. Geralmente, costuma-se afirmar que somente os corajosos fariam direito civil por se tratar de uma matéria com um grande número de artigos de lei. Acredito que o candidato que opta por direito civil é justamente aquele que tem afinidade com a matéria e teve a inteligência de examinar as provas anteriores da banca e perceber que as questões em direito civil costumam ser fáceis, de modo a desmitificar o matéria. Só isso.

Quais as principais leis cobradas no exame, referente a sua disciplina?

Sobre a minha disciplina, o Código Civil e o Código de Processo Civil. Depois disto, o Código de Defesa do Consumidor. A cobrança costuma ser em um nível tranquilo. Apenas o texto de lei mesmo.

 

Tags:

  • Professor de Direito Civil do CERS Cursos Online. Advogado. Procurador do Estado da Bahia. Presidente da Associação de Procuradores do Estado da Bahia. Professor de cursos de pós-graduação no Brasil. Autor de Livros e Artigos Científicos. Participou da Coleção Portal Exame da Ordem – 2ª Fase – Direito Civil.

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *