Em 2019 uma nova gestão tomou posse no Conselho Federal da OAB. Com isso, além de uma mudança na direção nacional da entidade, observamos novos rumos sendo direcionados pela Comissão e Coordenação Nacional do Exame de Ordem. Uma prova disso, é que o colegiado se reuniu nesta terça feira, 28 de maio, e começou a traçar novos rumos e novas diretrizes para as próximas provas da OAB. Portanto, é certo que termos novidades em breve e que o Exame de Ordem terá novas diretrizes.
Exame de Ordem terá novas diretrizes
Este foi o primeiro passo rumo a uma nova cara nos próximos Exames de Ordem. A partir da reunião de ontem, a Comissão Nacional vai redigir, nos próximos dias, um documento contendo todas as sugestões de mudanças nas provas vindouras da OAB. A Comissão debateu os seguintes temas:
1. Aprimoramento do exame de ordem;
2. Atualização e ampliação do banco de avaliadores;
3. Aproximação do exame de ordem com as redes sociais e demais canais possíveis;
4. Criação de uma página do exame da ordem nas redes sociais;
5. Estabelecimento de um diálogo com o ensino superior, envolvendo docentes e discentes.
Novo comportamento
Durante a realização do XXVIII Exame de Ordem, já notamos uma mudança de atuação da OAB no tocante à divulgação de gabaritos e resultados preliminares. Desta vez, a própria Comissão Nacional do Exame de Ordem divulgou as informações através de suas redes sociais, ao vivo e em tempo real. Assim, esperamos uma participação mais efetiva da OAB na elaboração e aplicação das próximas provas.