Falta 1 mês para a prova OAB. O que eu faço?

O Exame da OAB se aproxima. Falta apenas 1 mês para a prova OAB! É aquele momento em que o seu sonho está bem mais próximo, mas e se bate aquele medo? O frio na barriga?

Saiba que isso é normal e não tem que ser um problema. O importante é você saber lidar com todas as sensações que envolvem alcançar um objetivo tão importante na sua vida. Por isso, algumas dicas podem ajudar você nessa última etapa da caminhada rumo à aprovação.

Então, que tal checar alguns passos básicos para chegar no dia da prova com tranquilidade e certeza de que fez a sua parte? Eu separei quatro passos que podem ajudar bastante. Confira:

Primeiro passo: check list

Verifique se você deixou de estudar alguma disciplina cobrada no Exame. Se isso tiver acontecido, foque nestas disciplinas, equilibrando seu tempo na proporção em que as disciplinas são exigidas na prova. Desta forma, mais tempo de preparação para aquelas disciplinas com um peso maior.

Segundo passo: revisão

Reúna seu material de estudo (resumos, cadernos, etc) e comece a rever o conteúdo já estudado, de forma que você possa relembrar os pontos importantes de cada matéria. Uma boa tática para treinar estes pontos é resolvendo questões de provas anteriores, assim como simulados que possam fazer com que você sedimente ainda mais o conteúdo. Mais uma vez, é importante que você consiga organizar o seu tempo, dividindo-o entre as matérias que serão objeto da sua revisão. Não vale rever apenas uma ou duas matérias. O importante é que você passe pelos pontos fundamentais de pelo menos, mais da metade delas.

Terceiro passo: cuidados com o corpo e a mente

Cuide do seu cérebro! Muita gente se sobrecarrega em períodos próximos de provas, sem saber que isso pode prejudicar o raciocínio e a memória. Algumas proteínas essenciais para a memória, raciocínio e foco atencional dependem de inúmeros fatores, tais como atividade física, boa alimentação e sono adequado. Então, não vale passar noites em claro, ter uma vida sedentária ou esquecer de se alimentar. Procure pelo menos fazer uma caminhada de meia hora, ingerir bastante líquido e manter uma rotina em seu horário de descanso. Com certeza, cuidando de sua saúde, você se sentirá com muito mais disposição e facilidade de raciocínio na hora da prova.

Quarto passo: organização

Nos dias que antecedem a prova, organize-se. Isso inclui seu horário e o material que você levará para a prova. Calcule o tempo de sair de casa para estar com bastante antecedência no local de prova. Conte com imprevistos. Separe seu material com antecedência. Leve algo para comer e tenha água ao seu alcance. Já falamos o quanto se alimentar e se hidratar bem é fundamental para o funcionamento do seu cérebro. A organização ajudará você a ter tranquilidade no momento da prova. O estresse afeta a memória. A adrenalina produzida quando você está estressado prejudica a memória , atrapalha o raciocínio e a concentração. Então, calma é fundamental!

Siga esses passos! Com certeza, eles ajudarão você a ter um melhor desempenho! E faça uma excelente prova!

Tags:

  • Cristiane Dupret

    Professora do CERS Cursos Online. Professora da Pós-graduação da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), da UFRJ e da EMERJ. Mestre em Direito Penal pela UERJ. Especialista em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra – Portugal. Autora de diversas obras jurídicas. Advogada.

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

OAB terá de prestar contas ao TCU

Mais uma “boa” dor de cabeça para o presidente do Conselho Federal da OAB, ...

Revisaço OAB XXIV 1ª fase: cobertura completa!

Reconhecida como a maior capital do país, concentrando grandes polos culturais, gastronomicos e científicos, ...

Os 30 anos da Constituição Cidadã

Referência da história política contemporânea do Brasil, a promulgação da chamada Constituição Cidadã, em ...