Lamentavelmente, observamos que esta edição da prova da OAB, o XXVI Exame de Ordem Unificado deixou a desejar no tocante ao ineditismo de suas questões e temáticas na mesma prova. Basta observar as questões de Filosofia: repetiu, praticamente de forma literal, um questionamento feito no XIII Exame e outra questão praticamente idêntica e já utilizada no XVI. Sem falar na repetição de mesmos temas em questões diferentes. Além de um desserviço, a reutilização de questões foge do verdadeiro objetivo que é avaliar a capacidade de raciocínio jurídico bem como da atualização dos conhecimentos do examinando. É inadmissível ver que a FGV repete questões na Prova OAB, o que demonstra no mínimo falta de criatividade e inércia da Ordem, que diz acompanhar de perto a elaboração das provas mas desta vez deixou passar um erro grosseiro desses. Infelizmente o Edital é omisso quanto este problema.

Leia também: As primeiras impressões da 1ª Fase OAB.

FGV repete questões na Prova OAB

O Portal Exame de Ordem e o CERS Cursos Online estão atentos a esta desatenção lamentável da banca e acreditamos que as questões devem ser anuladas. Vamos aguardar ao mesmo tempo em que cobramos uma providência da FGV e da Comissão Nacional do Exame de Ordem. além da Comissão, existe uma lista de professores e juristas ditos renomados pela OAB que também participam diretamente da elaboração das questões. Eles são contratados pela OAB, mas parece que não prestaram muita atenção neste certame.

Questões repetidas já foram anuladas

No VII Exame de Ordem, em 2012, quatro questões foram anuladas por conta da repetição em provas anteriores. Portanto, vamos seguir cobrando um posicionamento, mesmo antes do prazo recursal, para que os examinandos tenham seus direitos respeitados. Concursos públicos, como o de juiz do TJDF já foram anulados por uso de questões repetidas. O professor Renato Saraiva lembrou bem, no vídeo abaixo, a confusão, alertada pela professora Flávia Bahia, da confusão no gabarito da prova verde de constitucional, com divergência no gabarito preliminar em quatro respostas, se comparadas aos outros tipos de prova.

Confira o vídeo:

 

Share.