Existe um dito popular na advocacia que diz o seguinte: “fidelizar os que se tem, vale mais que esperar pelos que vem”. Significa dizer que as vezes é mais vantajoso investir tempo e atenção em seus clientes antigos do que pensar em demasia na renovação de sua carteira de clientes. É claro que essa teoria nem sempre se firma na prática do direito, entretanto, uma opinião quase que unanime diz que o maior tesouro de um escritório é justamente o cliente fiel. Até porque, um cliente fiel pode te garantir um exército de novos clientes através do bom e velho marketing do boca a boca. Vamos falar um pouco sobre A fidelização dos clientes na advocacia.

Leia também: Como ter sucesso na advocacia.

Fique atento à concorrência

Em um mercado cada vez mais concorrido, visto que o Brasil é o país com o maior número de faculdades de Direito no mundo, a fidelização pode ser o diferencial para a consolidação de um escritório. A relação do advogado com o cliente não deve ficar apenas centrada no intervalo de tempo do processo. Geralmente esse tempo é longo e manter o contato vai facilitar um novo trabalho no futuro. Essa relação deve ser SEMPRE respeitosa e o mais amistosa possível.

Público alvo

Definir um público alvo para o seu trabalho como advogado é de fundamental importância. Isso vai dar mais intensidade de sua atuação para o seu cliente. Não se deve “atirar” para todo lado. Além disso, todo cliente quer ter um advogado de renome, conhecido, do qual possa falar nas rodas de amizade. Sendo assim, firme-se em uma área de atuação e busque nela sua carta de clientes.

Faça pesquisa de satisfação

No comércio se chama de “pós venda”. Mas significa simplesmente você saber como o seu serviço foi avaliado por seu cliente. Isso deve ser sempre feito. Basta manter um contato com o cliente após o fim do rito processual e pedir a ele que opine sobre seu desempenho e sobre a satisfação dele para com os resultados. Além de servir como um norte para seus futuros processos, vai firmar ainda mais a relação com a sua clientela.

 

 

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