Como conciliar filhos e estudos para a OAB na quarentena?

 

Olá, OABeiros!

Como anda a preparação? Estão com gás total? Esperamos que sim! Mas sabemos que, nesse período de isolamento social causado pelo COVID-19, tornou-se ainda mais difícil manter o foco nos estudos, com toda distração que possuímos em casa. E quem tem filhos é realmente uma batalha, não é mesmo?!

Você sabe como conciliar os estudos com os filhos? Caso esteja a ponto de enlouquecer, não perca esse material que nós preparamos com algumas dicas para que você não perca o foco e mantenha a calma nessa fase.

Vamos juntos!

Leia também: Dicas de como não perder o foco na sua preparação para o Exame de Ordem

 

DEVO ME DISTANCIAR DA MINHA FAMÍLIA?

Veja bem, seu filho só terá uma infância e esse momento mágico será único para sua família, e não voltará. Quer saber a verdade? Seu filho não quer um advogado ou um juiz. Ele não quer saber se estuda oito horas por dia ou se sua prova está na iminência de ocorrer. Ele quer apenas você da forma mais simples. 

Sua família é mais compreensível por entender a necessidade e os benefícios que trará sua aprovação, pois sabem que pode melhorar a vida de todos. Então, lá vai aquele ‘’conselho de mãe’’: perdoe-se! Não fique brigando com você mesmo, escolha um caminho e siga sem peso na consciência. Saiba que quando nasce um filho, nasce um pai e uma mãe, e todos estão aprendendo. Portanto, dedique-se aos estudos, mas também cuide de sua família.

ENCONTRE O PONTO DE EQUILÍBRIO

Eu sei, o quanto deve estar sendo difícil você tentando estudar no quarto (isso para quem é privilegiado em ter esse espaço) e seus filhos te chamando a todo momento para brincar ou você escutando os gritos e choros ao longe, para as mamães que estão tentando estudar com seus filhos no colo. Mas, lembre-se, se quer vencer terá que buscar o ponto de equilíbrio. 

Tudo que se propuser a fazer, realize com dedicação, proatividade, foco e calma. Não seja “mais ou menos” em nada em sua vida, busque ser o melhor em todos os âmbitos: como pai, mãe ou OABeiro. E otimize sempre o seu tempo! Caso sobre apenas uma hora líquida de estudo enquanto eles dormem, aproveite ao máximo.

COMPARTIMENTALIZAR OS PROBLEMAS

Entenda que o fato de ser mãe ou pai não exclui o de ser estudante. Aprenda a compartimentalizar os problemas em sua cabeça, mas como? Quando for pra ser pai ou mãe seja o melhor nesse momento. Quando estiver com seus filhos, se dedique ao máximo. E quando sentar para estudar, seja o estudante mais dedicado, focado e calmo, não com arrependimento, tristeza e angústia, dessa forma você não será coisa alguma. Saiba separar as coisas e ser sempre o melhor em cada uma delas.

Por exemplo, sempre antes de estudar, separe no mínimo uma hora pra ficar com seu filho, faça uma imersão em seu mundo, pois assim como nos estudos o seu filho não deseja quantidade mas qualidade. Escolha brincadeiras simples, longe de tecnologia, como desenho, e depois faça uma exposição, colando-os na parede para que, toda vez que ele olhar, lembre de você. 

Faça tudo sem pressa, olho no olho. Esteja sempre atento, ouça-o com delicadeza e, quando for estudar, explique com cuidado que “estar com ele é a coisa mais alegre e importante do seu dia, mas que mamãe/papai precisa fazer uma coisa sozinho”. Caso ele te interrompa enquanto está estudando, pare e explique novamente com calma. Nos primeiros dias ele irá insistir e você pode parar cinco minutos para brincar com ele. Explique e  volte com tudo.

PERSISTÊNCIA

E nem pense em desistir! Sabemos o quão difícil pode estar sendo mas como diz o samba, “levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”. A antiga canção de Noite Ilustrada enquadra-se bem em nossa temática. “Vivencie o luto, por no máximo 72 horas, e logo em seguida vire a página. Refaça seu planejamento de estudo baseado na observação dos erros anteriores, para que não se repitam. Quem planeja faz mais, em menos tempo”, orienta o professor e coach Francisco Penante, especialista em preparação e motivação para OAB.

OTIMIZAÇÃO DO TEMPO DE ESTUDO

O dia tem 24 horas para todo mundo. A diferença está na capacidade de aproveitamento do tempo. Saber aproveitar e se esforçar será fundamental para o alcance de seus objetivos. “É preciso traçar uma estratégia. Aprenda com os seus erros e otimiza a sua preparação. Como uma partida de futebol, onde o treinador arma a defesa de acordo com o ataque do adversário”, aponta Penante.

ESTUDO SUBJETIVO

Cada um tem o seu jeito de aprender e apreender. Uma técnica de estudo que funciona para um, pode não funcionar para outro. Esse princípio deve ser levado em conta e interfere no modo de como encarar a repescagem OAB. Tem examinando que entende melhor no visual, já outros preferem apenas a leitura. O importante é você saber qual a melhor opção se aplica a seu aprendizado.

Gostou dessas dicas? Esperamos que seja um diferencial nessa jornada. E não esqueça: motive-se, insista e não desista! Essa fase irá passar e sua carteirinha irá chegar. Mas, para isso, siga nossas dicas, assista as aulas, não esqueça de seguir nosso cronograma e  realize os simulados.

 

Vamos juntos!

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *