#JornadaOAB como chegar até a aprovação?

Se tornar um advogado é uma jornada que começa desde o dia em que você passa no vestibular para Direito. A Primeira vitória é conquistada logo cedo. Sabemos que é necessário galgar de um período para outro: algumas cadeiras bem dadas e outras não, um milhão de trabalhos, provas sem fim e uma série de outros desafios. A questão é que, após 5 anos de perrengue, temos não só que produzir um TCC enorme, como também estudar para o famosíssimo: Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Falemos um pouco sobre JornadaOAB como chegar até a aprovação? O texto é do professor do CERS Francisco Penante, CEO da Ad Verum.

#JornadaOAB como chegar até a aprovação?

Em meio a essa jornada, vou te detalhar quais os segredos e caminhos mais seguros para chegar ao tão sonhado destino final: a vermelhinha da OAB! Afinal, queremos você aprovado, com nome no listão e fazendo uma comemoração daquelas ;)Sabemos que é necessário galgar de um período para outro: algumas cadeiras bem dadas e outras não, um milhão de trabalhos, provas sem fim e uma série de outros desafios. A questão é que, após 5 anos de perrengue, temos não só que produzir um TCC enorme, como também estudar para o famosíssimo: Exame da Ordem dos Advogados do Brasil.
Em meio a essa jornada, vou te detalhar quais os segredos e caminhos mais seguros para chegar ao tão sonhado destino final: a vermelhinha da OAB! Afinal, queremos você aprovado, com nome no listão e fazendo uma comemoração daquelas ;).

#Primeiros Passos

Nossa geração está cada vez mais abrindo os olhos para a gestão eficiente do tempo, um dos nossos recursos mais preciosos, e percebendo que a melhor maneira de aproveitá-lo é planejando. Nesse sentido, ao iniciar os estudos, pode parecer fácil dividir e traçar metas para edital da 1ª fase. Porém, com o passar do tempo e com os ciclos de autossabotagem e procrastinação, fica difícil administrar o cronograma e manter as atividades em dia. A questão é que não basta programar quais matérias vão ser estudadas e quais leis serão lidas, até porque nossa vida não se resume a estudar em todos os momentos (ou não deveria, e se isso está acontecendo, você deve parar um momento para refletir sobre). Em verdade, seu planejamento deve traduzir o equilíbrio das horas de labuta com as horas
de lazer. Deve trazer metas que te permitam evoluir com celeridade, mas que sejam exequíveis sem sacrificar suas relações, sua saúde física e seu bem estar mental. Sabemos que pensar e executar tudo isso é difícil, então se você sentir que precisa de ajuda, é legal considerar um auxílio externo especializado, como o da Ad Verum 😉 Estamos aqui para te dar suporte no que for preciso.

Um bom planejamento, feito de forma personalizada e com acompanhamento em tempo real, pode ser aquele elemento que está faltando para você melhorar sua eficiência e o seu rendimento. Se você está se sentindo um pouco perdido, um pouco disperso, ou um pouco abaixo do seu melhor, as informações do nosso Setor de Inteligência podem ser a peça chave para seu motor atingir 100%.

#A prática leva à… Segurança na hora da prova

Para 1ª fase, é de fundamental importância a resolução de questões, pois os simulados têm, a priori, o objetivo de treiná-lo para o momento da realização da prova, de modo que você tenha noção de sua estrutura e do tempo que levará para respondê-la, fazendo com que você se sinta mais familiarizado quando realmente estiver prestando o exame profissional. É preciso estar por dentro tanto do perfil da prova, quanto com a pressão do tempo, mas o mais importante é: saber quais são suas deficiências. Identificar aquela matéria que está baixando a sua nota para suprir a lacuna com antecedência. Os exercícios fazem você perceber em quais assuntos teve facilidade e se saiu bem, quais você sentiu dificuldade e quais precisou “chutar”. Esse diagnóstico é que dará o norte dos seus estudos!

#Passei na primeira fase, e agora?

E AGORA? Após passar na primeira fase, vem a tona um sentimento de não saber o que fazer e como estudar da melhor forma. É importante saber qual sua nova estratégia, mas uma coisa não muda: não fazer simulados pode colocar por água abaixo todo seu esforço e estudo. Todo ano vários candidatos comentam experiências infelizes que tiveram durante as provas: não conseguiu responder tudo, não deu tempo de passar a limpo para a folha de resposta, escreveu a questão na folha errada, bateu um branco quando leu o caso da peça… Nós não queremos que você seja um deles! Então, para não cair nas mesmas armadilhas, é ESSENCIAL que você responda os simulados.

Você estará colocando em prática não só o conteúdo, mas o psicológico, a caligrafia e a velocidade!
Para te dar uma palhinha, trouxemos as peças mais cobradas pela FGV em todas as edições anteriores do certame da OAB, nas 7 disciplinas da 2ª fase. Afinal, elas foram cobradas em mais de uma oportunidade pela FGV.

Confira:
Direito do Trabalho: Contestação, Reclamação Trabalhista e Recurso ordinário.
Direito Penal: Recurso de Apelação, Memoriais e Recurso em Sentido Estrito.
Direito Empresarial: Ação de Execução, Contestação e Ação de Dissolução Parcial de Sociedade.
Direito Civil: Recurso de Apelação, Ação Indenizatória e Ação de Alimentos.
Direito Tributário: Ação Declaratória, Mandado de Segurança e Recurso de Agravo de Instrumento.
Direito Constitucional: Mandado de Segurança, Ação Direita de Inconstitucionalidade e Ação Popular.
Direito Administrativo: Mandado de Segurança, Ação Indenizatória e Ação Ordinária.

Por fim, queremos lembrar que estamos aqui para te dar o suporte que você precisar, seja na primeira, seja na segunda fase. Pode contar com a Ad Verum!

Estude Inteligente. Estude Ad Verum!!

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

Relembre Dicas certeiras para 1ª fase da OAB

Estamos em meio a mais uma jornada de preparação visando a prova objetiva do ...

OAB questiona resolução que pode tornar facultativa presença de advogado

O Conselho Federal da OAB ajuizou ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal, ...

Língua portuguesa aplicada ao Direito

O Direito é a profissão da palavra, escrita e falada, e o operador do ...

Motivos para adquirir o Método de Aprovação CERS

Para apoiar ainda mais você na luta pela realização de se tornar advogado, o ...

5 dicas de sobrevivência do estudante de Direito

Se você é calouro na universidade, milhares de perguntas sem respostas devem estar pairando ...