Justiça mantém suspensão cautelar de advogado por exercício ilegal da advocacia

Justiça mantém suspensão cautelar de advogado por exercício ilegal da advocacia

O TRF-4 convalidou sentença que decidiu pela suspensão cautelar da inscrição de advogado na OAB/RS por captação ilegal e publicidade irregular.

A decisão negou o pedido de tutela antecipada antecedente apresentada pelo profissional que solicitava a reintegração nos quadros da Ordem e a suspensão da sessão de julgamento no Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RS.

Competência para declarar suspensão cautelar

O TRF-4 reconheceu a competência do presidente da OAB/RS para determinação da suspensão cautelar da inscrição do advogado, devido ao caráter de urgência em defesa da classe.

Tratando-se de medida de natureza cautelar, pode ser adotada com urgência, sem oitiva do advogado a quem aplicada a suspensão cautelar, desde que os atos perante a Comissão de Ética percorram o devido processo legal

Segundo o secretário-geral adjunto da OAB Nacional, Ary Raghiant Neto, também coordenador nacional de fiscalização da atividade profissional da advocacia:

a decisão do TRF-4 é mais uma manifestação de cunho judicial a favor da OAB, no combate ao abuso publicitário e ao exercício ilegal da advocacia. A OAB-RS está de parabéns, pois está na vanguarda no que diz respeito às ações de fiscalização

A denúncia foi recebida pela Coordenação Nacional de Fiscalização da Atividade Profissional da Advocacia da OAB Nacional. Nela foi apontada a realização da captação ilegal de causas com a intervenção de terceiros e encaminhou para a OAB/RS.

Captação ilegal de causas

De acordo com o apurado pela OAB/RS, o advogado utilizava um site e compartilhava vídeos no YouTube de uma empresa, sem registro na OAB e de prestação de consultoria em gestão empresarial. O objetivo era de conquistar clientes com a oferta de homologação em juízo de acordo trabalhista extrajudicial. Tal atividade faz obrigatória a representação por advogado.

Fonte: OAB Nacional

Você pode se interessar também por:

OAB assina manifesto em defesa de Felipe Neto!
OAB/ES limita exposição de advogados em redes sociais!
Desembargador, que destratou guarda, diz que foi vítima de armação!
Advogado é preso por ficar com dinheiro do cliente!

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

mandado de segurança

Justiça indefere mandado de segurança contra presidente da OAB

O recente Mandado de Segurança impetrado por um grupo de advogados contra o presidente ...

ATENÇÃO: Papai Noel é Advogado

Confirmadas as minhas suspeitas: Papai Noel é Advogado. Não resta dúvidas de que o ...

Repescagem: Começa hoje as inscrições!

Atenção, oabeiros! Foi publicado no site da FGV/OAB um comunicado informando o novo cronograma ...