Minha primeira vez na OAB

A primeira fase do XXIV Exame da Ordem será realizada no dia 19 de Novembro. Se já te bateu o nervosismo só de pensar na sua primeira vez na OAB, é bom se acalmar. É que o lado emocional do estudante pode interferir diretamente no resultado da prova. Depois de toda a sua dedicação, você não vai querer por tudo a perder, não é mesmo?

Para te ajudar a manter o equilíbrio durante a sua preparação e também no dia da prova, reunimos alguns professores para te contar um pouco da experiência deles. Você vai perceber que não precisa se desesperar. Seguindo um bom plano de estudos, o segredo é confiar em você!

Confira os melhores conselhos para a sua primeira vez na OAB:

A professora Ana Cristina conta que fez um dos primeiros anos da OAB e os estudantes adoravam o Exame. Entretanto, a avaliação tinha o formato oral. Uma curiosidade sobre a época, é que se permitia a consulta de materiais logo na primeira fase. Mas para a professora, isso acabava não sendo vantajoso. Sabe por quê?

Porque não adiantava apostar todas as fichas nos materiais. A professora Flavia Bahia, por exemplo, confessou já ter levado uma verdadeira mala de livros. Em sua visão, isso foi uma má ideia. Assim como ela, muita gente acabava perdendo a noção da hora na procura de textos em uma pilha extensa de livros.

Para evitar a confusão, ela reflete que, agora, como os bacharéis já sabem que precisam realmente estudar e se preparar, o tempo já não parece tão curto quanto antes. “Acho melhor você fazer uma consulta tão somente à lei seca”, opina. Pelo treinamento em questões de outras edições, simulados e outros esquemas de estudo, você já conseguirá identificar facilmente o que a prova quer. Além disso, Flavia faz uma ressalva: “A prova não mede a inteligência de ninguém. Então, cuidado com o peso nos ombros”, alerta.

É por isso mesmo que, se por acaso, você não conseguir atingir a média necessária, não precisa se desesperar, tá? O professor Paulo Machado conta que não passou de primeira e que não importa quantas vezes você tenha que tentar. O importante é passar. É conquistar a sua tão desejada carteirinha vermelha!

Para que você possa ser mais assertivo em todas as etapas, ele dá a dica já para a segunda fase. “O ideal é que você realmente separe um tempo de estudo, escolha o melhor curso preparatório e a sua matéria do coração. Essas dicas serviram para mim e podem servir para você também”.

Agora que você já conferiu o conselho dos professores e descobriu o segredo da conquista, basta saber como otimizar os seus estudos e acalmar o coração. Mantenha o pensamento positivo e confie em si!

Confira, na íntegra, a nossa entrevista com os professores no vídeo abaixo:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

Termina hoje o prazo de inscrição na Prova OAB

Atenção, guerreiros! Termina HOJE, pontualmente às 17h00min desta sexta-feira, 15 de JUNHO, o prazo de ...

Direito do Trabalho na OAB: Saiba já os artigos que caem na sua prova!

Olá, Futuros (as) Advogados (as)! Tudo certinho com vocês? Esperamos que sim! Sabemos que ...

OAB veta inscrição de advogados autores de violência

A OAB publicou nesta quinta-feira (21), em seu Diário Eletrônico, as Súmulas n. 9/2019 ...

O que podemos esperar do XXV Exame de Ordem

Não é tarefa fácil fazer previsões responsáveis sobre o grau de dificuldade da prova ...