Olá, OABeiro!
Está se mantendo firme na maratona de estudos para a OAB? Esperamos que sim! O coronavírus trouxe mudanças em diversos âmbitos de nossa vida, não é mesmo?! Econômico, social, da saúde, educação, no Direito, e na aplicação do Exame de Ordem não poderia ser diferente. É certo que, independentemente da data de reaplicação, a Ordem deverá modificar o edital e tomar medidas de segurança para os candidatos. Mas, quais medidas devem ser tomadas? Iremos elencar alguns exemplos nesta matéria.
Vamos juntos!
1 – Uso obrigatório de máscaras ou protetores faciais
Até surgir uma vacina que imunize a todos, o uso de máscaras é uma medida fundamental nesse momento, para tentar reduzir ao máximo o risco de propagação do vírus entre os candidatos.
2- Quantidade reduzida de alunos por sala ou aplicação em locais abertos
A distância de um metro e meio entre as pessoas é uma precaução já tomada pelo governo em locais públicos. Portanto, é medida de segurança evitar a proximidade entre os candidatos. Dessa forma, o mais interessante é permitir a aplicação em estádios, ginásios e locais com mais espaço, para que seja possível a fiscalização e preservação da saúde de todos.
3- Realização de provas online
Aqui há uma grande discussão, devido a maior facilidade de fraude, mas é uma possibilidade a ser pensada, pois não sabemos, ao certo, até quando iremos permanecer em quarentena. Caso não haja uma possibilidade segura aos candidatos, essa medida se impõe.
4- Proibição de realização aos candidatos com suspeita de COVID-19
Aqueles que estão gripados ou com qualquer sintoma suspeito devem ter acesso proibido ao Exame. É certo que é uma medida que afetará um certo grupo de candidatos, mas é totalmente necessária.
5 – Proteção específica aos candidatos do grupo de risco
Diabéticos, hipertensos, grávidas, idosos, cardiopatas, entre outras condições que se enquadrem no grupo de risco, que desejem realizar a prova, precisam de atenção especial. O correto seria que esse grupo não realizasse o Exame, mas, caso desejem, a Ordem deve reabrir prazo para identificação dessas pessoas, para serem alocadas em salas mais espaçosas, arejadas e com proteção redobrada.
6- Disponibilização de álcool em gel
Os fiscais de prova devem usar máscaras, luvas e distribuir álcool em gel em todo o prédio, pois terão contato direto com os candidatos e objetos por eles usados, como, por exemplo, o Vade Mecum.
Leia também: Advogado é investigado por causar aglomeração após publicar fake news sobre lockdown
Realmente é um momento bastante complicado, mas com medidas assertivas e compreensão dará tudo certo. Não desistam, insistam e persistam futuros(as) advogados(as)!
Vamos juntos! ?
Show Comments