Não consegui manter uma rotina de estudos na pandemia. E agora?

Olá, futuro(a) Advogado(a)! Você tem se perguntando se dedicou tempo suficiente nos estudos para o Exame de Ordem durante a pandemia em que estamos vivendo?
É plenamente normal nós questionarmos a nossa dedicação na preparação rumo ao alcance do nosso objetivo profissional, notadamente em um período tão difícil pelo qual estamos passando, sem precedentes na história recente da humanidade.

Por outro lado, não podemos esquecer da relevância do estabelecimento de uma rotina constante de estudos, sem muitos desvios de atenção e com o aprimoramento constante do foco na tão desejada aprovação.

Por isso, ao invés de continuar se questionando se o tempo de estudo, desde o início desta pandemia, foi ou não suficiente e eficiente, adote, de agora em diante, algumas ações em seu cotidiano, a fim de trazê-lo de volta ao “trilho da preparação”.

Pensando nisso, colacionamos, a seguir, valiosas dicas que o auxiliarão a criar (ou manter) uma rotina de estudos nesse período desafiador de pandemia. Vamos juntos?!

 

Estabeleça horários específicos de estudo

Em qual(is) turno(s) do seu dia você consegue ser mais produtivo nos estudos? Responda a esta pergunta para, só então, estipular a quantidade de horas que você tem disponível para a sua preparação, dentro do(s) referido(s) turno(s) do seu dia.

Uma vez feito isso, siga, invariavelmente, esse horário de estudo, tratando-o com o maior comprometimento possível, de modo a garantir uma continuidade segura nos estudos.

 

Organize, literalmente, o seu ambiente de estudos

Em termos claros, dificilmente você conseguirá ter um bom rendimento nos estudos com o seu “espaço pessoal” desorganizado (mesa com amontoados de livros, cadernos, papéis, materiais escolares etc.) e sem uma identidade visual que o agrade.

Isso porque, sem dúvidas, o seu ambiente de estudos influencia diretamente o seu desempenho na preparação rumo à sonhada aprovação.

Se necessário, utilize pastas organizadoras e nelas direcione os seus vários materiais pessoais e acadêmicos, de modo a facilitar a sua busca pelo conteúdo adequado ao seu estudo no momento.

 

Mantenha o seu material de estudos organizado e atualizado

Certamente, de nada valerá uma rotina intensa de dedicação aos estudos em um ambiente adequado se o seu material utilizado na preparação estiver desatualizado ou, ao menos, desorganizado.

Inicialmente, faça blocos de materiais separados por disciplina, realizando, nesse momento, o descarte daqueles inservíveis e a adaptação daqueles que, embora estejam desatualizados, possam ser adequados, por você, às inovações correlatas.

Na dúvida se você está munido de um material organizado e atualizado, conte sempre conosco para fornecer o melhor do conteúdo a ser estudado por você, de forma direcionada e específica para o Exame de Ordem.

 

Que tal aplicar tudo isso utilizando a “Técnica Pomodoro”?

Agora que você tanto organizou a rotina e ambiente de estudos quanto reuniu consigo materiais adequados e atualizados, experimente iniciar sua preparação fazendo uso da chamada “Técnica Pomodoro”.

Trata-se de um método de aprendizado que se propõe a aproveitar, ao máximo, o seu tempo de preparação, dividindo os estudos em blocos de 30 minutos, dos quais 25 são de dedicação total ao estudo e 5, de intervalo (com a realização de atividades alheias ao estudo, como uma caminhada pela casa ou um alongamento, contanto que não afetem o conteúdo absorvido).

 

Lembre-se de contar sempre conosco para mantê-lo motivado na sua preparação rumo à aprovação no Exame de Ordem, através de uma rotina de estudos dedicada, eficiente e direcionada ao que realmente é relevante na sua prova.

 

Vamos juntos!

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

A nova lógica do sucesso

Líder inspirador, vendedor inteligente e empresário disciplinado. Esta é a tríade de uma mente ...

Resultado Final OAB em números

Vamos analisar o Resultado Final OAB em números. Por fim, acabou a agonia dos ...

Concurseiros de alta performance

Se você acha que estudar é algo simples, que não exige tanto esforço está ...

Outubro rosa: o CERS apoia essa causa!

Outubro é o mês dedicado à prevenção do câncer de mama e o Outubro ...

Tudo sobre a preparação para 1ª fase do Exame de Ordem

A Semana da OAB chega ao seu último dia de transmissão! E hoje (06), ...