Novo decreto libera porte de arma para advogados

No começo deste mês de maio o governo federal publicou um decreto que facilita o porte de armas para algumas categorias, entre elas a do Advogado Público e Oficial de Justiça. Entretanto, nesta quarta-feira, um novo decreto foi publicado sobre as regras para posse e porte de arma de fogo no país. Entre as alterações anunciadas estão o veto ao porte de fuzis, carabinas ou espingardas para cidadãos comuns. Entre as mudanças, advogados públicos e privados não precisam mais demonstrar sua efetiva necessidade de portar armas de fogo. O Novo decreto libera porte de arma para advogados e ainda caminhoneiros e jornalistas que trabalham com cobertura policial.

Leia AQUI o decreto.

Justificativas e retificações

O Palácio do Planalto informou que a nova norma vai modificar alguns pontos do decreto que foram questionados na Justiça, pelo Congresso e “pela sociedade em geral”, mas “sem alterar sua essência”. De acordo com o governo, o objetivo com a mudança no decreto é “sanar erros meramente formais”.

Novo decreto libera porte de arma para advogados

Apesar das mudanças quanto ao tipo de arma a que o cidadão comum pode ter acesso, o novo decreto manteve a facilitação do porte para uma série de profissionais que antes não tinham esse direito sem comprovação de efetiva necessidade. O novo texto também incluiu entre as categorias o guarda portuário.

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like