O JOGO NÃO ACABOU: COMO ENVIAR RECURSO PARA OUVIDORIA OAB

Se o seu nome não saiu na lista final dos aprovados no XXIX Exame de Ordem, divulgada nesta terça (24), o jogo ainda não acabou. Existe a possibilidade de você entrar com um recurso, contestando o resultado, junto a ouvidoria da OAB. Vamos falar deste importante assunto. Fique atento as dicas do professor Francisco Penante, CEO da Ad Verum e professor do CERS, sobre COMO ENVIAR RECURSO PARA OUVIDORIA OAB.

COMO ENVIAR RECURSO PARA OUVIDORIA OAB

Muitos Examinandos têm escrito para o Portal Exame de Ordem, perguntando:

1) Apresentei meu recurso junto a Banca da FGV e não consegui aprovação. Ainda posso recorrer?

2) Os recursos dirigidos a OUVIDORIA da OAB funcionam?

3) Qual o prazo para apresentação de recurso junto a OUVIDORIA da OAB?

4) Quando a OUVIDORIA da OAB responde aos recursos? Há algum prazo definido?

5) Posso recorrer de qualquer Exame ou unicamente do último?

6) Em que casos os recursos dirigidos a OUVIDORIA da OAB costumam ser providos?

7) Contratei a elaboração do recurso que apresentei junto a FGV, vale a pena também contratar o meu recurso para OUVIDORIA da OAB?

8) Qual o passo a passo para a apresentação de recurso junto a OUVIDORIA da OAB?

9) Caso eu prefira contratar um recurso profissional, do último Exame ou de Exame anterior, como devo proceder?

Respostas a estas perguntas sobre COMO ENVIAR RECURSO PARA OUVIDORIA OAB

Segue respostas, na ordem. Vamos lá!

1) Tenha você apresentado ou não recurso junto a Banca da FGV, SIM, é possível apresentar seu recurso para a OUVIDORIA da OAB. Através da OUVIDORIA é possível que a sua nota seja majorada, garantindo assim a sua aprovação no Exame de Ordem. Para recorrer junto a OUVIDORIA da OAB, acesse AQUI.

2) Não incomum, percebemos os examinandos inseguros quanto a efetividade dos recursos endereçados para a OUVIDORIA da OAB. Não há motivos para isso, acreditem! São incontáveis os casos de recursos deferidos através dessa via. CLARO, a via recursal será sempre uma via estreita, sem embargo, temos diversos registros de recursos deferidos.

3) Não há prazo para interposição de seu recurso frente a OUVIDORIA da OAB. Você poderá fazê-lo a qualquer momento, embora, recomendemos sempre que isso seja feito o quanto antes.

4) A OUVIDORIA da OAB não se compromete com uma data para responder aos recursos interpostos. No entanto, o retrospecto dessa via recursal aponta para o prazo médio de 40 dias. Mas atenção, esse prazo vem reduzindo, podendo, portanto, ser menor.

5) É possível recorrer de qualquer Exame e não apenas do último. Naturalmente, para fazê-lo, o examinando deverá dispor das folhas da prova e do espelho de correção individual.

6) Na grande maioria dos casos, os recursos atendidos são aqueles que apontam erro material, ou seja, aqueles nos quais o examinando demonstra que atendeu ao critério de avaliação exigido pela banca, mas, ainda assim, não teve a respectiva pontuação atribuída. Identificar isso nem sempre é fácil, exigindo uma análise cuidadosa por parte do examinando.

7) NÃO! Sobretudo se o seu recurso foi elaborado pelo Corpo Técnico da Ad Verum. A base do seu recurso enviado a FGV deve ser suficiente para a interposição junto a OUVIDORIA da OAB, pela qualidade e índices de aprovação dos recursos elaborados pelos Professores da Ad Verum. Agora, LEMBRE-SE: o foco do seu recurso direcionado para OUVIDORIA da OAB deve estar nos “erros materiais”. Além disso, fique atento as características específicas dos recursos para OUVIDORIA. Elas são diferentes dos recursos para FGV.

8) Confira o passo a passo:

• Acesse a ouvidoria;

• Informe os seus dados pessoais nos campos próprios do formulário;

• Marque: “reclamação”, “Exame de Ordem”; “Nº do Exame de Ordem Unificado”; “Pedido de reconsideração da 2ª fase” e marque a sua disciplina na prova da 2ª fase (exemplo: “Direito do Trabalho”);

• Faça o seu recurso ou sintetize o recurso que apresentou junto a FGV, respeitando o limite de até 8.000 caracteres;

• Ainda sobre COMO ENVIAR RECURSO PARA OUVIDORIA OAB, lembre-se que  no recurso para a OUVIDORIA da OAB o texto deve ser corrido, sem divisão entre peça e questões.

9) Acesse o site da Ad Verum Suporte Educacional. Mas lembre-se: é sempre possível fazer o seu recurso sozinho. Não obstante, caso sinta a necessidade de apoio profissional, a experiência da Ad Verum, que elabora recursos para todos os concursos públicos do país, pode fazer a diferença.

 

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

Mesa Redonda fala sobre proteção jurídica dos direitos da personalidade

Atualmente, os direitos de personalidade são protegidos pela Constituição Federal e pela legislação infraconstitucional. ...

A fórmula da revisão para a OAB

Agora que você já se inscreveu para a prova da OAB, é chegado o ...

OAB cobra mais investimentos no judiciário

O Supremo Tribunal Federal realizou nesta terça-feira (19) a sessão de encerramento do ano ...