Matéria acumulada: o que fazer?

O que fazer com a matéria acumulada?

Olá, futuros advogados e futuras advogadas! Uma das maiores dificuldades nos estudos, seja durante a faculdade ou para a OAB, é a matéria acumulada. Vamos a algumas dicas de como lidar com ela?!

Tempo é um recurso muito escasso para todos e a sensação que temos é de que 24h não é suficiente para tanta coisa que precisa ser feita ao longo do dia.

Por isso, pode ser que você tenha deixado de estudar todo o conteúdo programado em alguns dias para dar lugar a outras atividades e agora está sofrendo com a matéria acumulada.

É importante ter em mente que acumular a matéria deve ser exceção, e não regra. Se se tornar frequente, será necessário rever o seu planejamento.

Defina prioridades sobre a matéria acumulada

Se você não tem tempo de estudar todo o conteúdo, o ideal é que você defina qual deve ser a prioridade do seu estudo, para isso, é recomendado que se utilize de dois pontos focais:

1 – As disciplinas que representam as maiores dificuldades;
2 – Os assuntos mais cobrados dentro dessa disciplina.

Então, por exemplo, se dentro da sua matéria acumulada, a disciplina que você tem maior dificuldade é Direito Penal, ela será sua maior prioridade.

Agora é necessário selecionar os tópicos mais importantes dela, como Crimes contra a Vida, por exemplo. A partir daí, você afunila a quantidade de conteúdo que tem que estudar e não se sobrecarrega.

Inclua na sua rotina a resolução de questões

Pode parecer contraditório a ideia de acrescentar mais uma atividade à rotina de alguém que já está com bastante coisas para fazer, mas a resolução de questões é extremamente importante. Isso porque você pode usá-la para determinar o conteúdo que mais merece seu foco, além de ser uma excelente forma de estudar mais conteúdo em menos tempo, uma vez que uma mesma questão pode abordar diversos assuntos.

Ora, se você está estudando para Direito do Trabalho, responde 20 questões sobre jornada de trabalho e acerta 18, é óbvio que você não precisa estudar tanto para ela quanto para um assunto que, das 20 questões feitas, você acertou apenas 10.

Isso faz com que você estude mais para o que importa e apenas revise o que já tem dominado.

Evite acumular mais matéria

Estamos nos aproximando  da 1ª Fase do XXXV Exame de Ordem e, por isso, é crucial que você mantenha o foco.

O estudo para a OAB deve ser a sua prioridade, claro que isso não quer dizer que você deve negligenciar outras coisas, como a faculdade, o emprego ou a família, mas manter um equilíbrio entre tudo isso é essencial para ter um bom resultado na prova!

PROJETO 40 PONTOS OAB

E falando em coisa boa e preparação essencial, o CERS tem uma super proposta para você!

Se liga na mais recente novidade aqui do CERS! Você quer aprender a como planejar uma rotina de estudos eficiente e garantir 40 pontos na 1ª fase do exame da OAB? Os maiores especialistas em aprovação no exame de ordem estiveram unidos para te oferecer a sua aprovação na primeira fase em 90 dias! Saiba mais clicando no banner!

projeto 40 pontos
projeto 40 pontos

resultado final da primeira fase jornada da última oab

GOSTOU DO NOSSO CONTEÚDO?

O Portal Exame de Ordem torce pela sua aprovação e quer te ajudar a conquistar a sonhada vermelhinha! Não deixe de conferir todos os outros conteúdos dos nossos portais!

Confira também:

Dica de 1ª Fase da OAB: Controle de Constitucionalidade

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

Reta Final OAB: Dica de Civil e Consumidor

Falta muito pouco para a Prova Objetiva da OAB. O professor Cristiano Sobral traz ...

Dica para 1ª Fase OAB: ECA

Olá, OABeiro! Está com dedicação total na preparação para a 1° fase da OAB? ...

A Espera do Edital do XXV Exame de Ordem

Será publicado amanhã, 23 de janeiro, o Edital de abertura do XXV Exame de ...

atos administrativos e jornada da última oab

Conheça a Jornada da Última OAB

A preparação para o Exame de Ordem é um assunto seríssimo para os estudantes ...

Questão OAB Direito Civil comentada

Aos estudantes de Direto que estão constantemente se preparando para a primeira fase do ...