OAB 1ª Fase: Como a Revisão Pode Ser Determinante para a Sua Aprovação?

revisão

Olá, Oabeiros! Estudar e não esquecer o que estudou, ao longo do tempo é um desafio, não é mesmo? Isso acontece porque temos muitas matérias na OAB e assuntos diversos para estudar. Assim, é bem normal que fique difícil de lembrar os assuntos que estudou há um tempo. Mas com uma revisão direcionada é possível contornar isso.

Afinal, por que Esquecemos?

Isso acontece devido a quantidade de informações que recebemos ao longo do dia e também aos fatores emocionais que podem influenciar.

Você já parou pra pensar o quanto utiliza o celular na sua hora de descanso? Quantas vezes por dia nosso descansar é passar um bom tempo no instagram ou twitter?

Acontece que esse “descanso” é um acúmulo contínuo de informações que serão processadas pela nossa mente.

Curva do Esquecimento

Criado pelo psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus, a curva do esquecimento aponta que quanto mais o tempo passa, mais nos esquecemos do que foi estudado.

E com o estudo ele desenvolveu um gráfico que pode te ajudar nas revisões, porque foi descoberto que existe uma relação entre a retenção de informações adquiridas e o tempo em que elas permanecem em nossa memória.

Existem, inclusive, aplicativos que fazem essa programação baseada nesse estudo, como o “partiu revisar”.

Construindo uma Rotina de Revisões

A construção de um rotina de revisões é o ponto alto dessa estratégia de estudo. Existem vários sistemas que aliam os dados da curva de esquecimento e constroem técnicas que dizem de quanto em quantos dias é necessário realizar as revisões.

Então vamos lá, a mais famosa delas é a revisão que obedece o seguinte ciclo:

– 1ª revisão: imediata
– 2ª revisão: 24 horas após o estudo
– 3ª revisão: 7 dias após o estudo
– 4ª revisão: 30 dias após o estudo
– Revisões seguintes de 30 em 30 dias

Outra dica é o aproveitamento dos materiais de estudo como resumos e  mapas mentais. A hora da revisão é o momento perfeito para utilizar esses materiais.

Uma Boa Revisão Pode Solucionar o Problema?

A técnica de estudos por revisão contribui bastante para a manutenção dos assuntos na nossa mente.

Mas também há outros fatores para levarmos em consideração e ajudar ainda mais a preservar o conteúdo já estudado. Se liga nas dicas:

– É preciso ter uma convivência regrada com redes sociais, um consumo de informações sem exageros e descanso!
– Limpeza de sono: limpar o sono é se desligar do mundo algum tempo antes de dormir. Ou seja, ficar no celular até cair no sono é prejudicial para uma boa noite de descanso.
– Exercício físico: aqui, o exercício físico deve ser pensado como um método de afastar a ansiedade. Você sabia que ao se exercitar são liberadas a endorfina e a seretonina? Elas ajudam no bem estar emocional, melhorando o estado de humor, além de trazer uma sensação de mais produtividade.
– Leitura: a leitura de livros de ficção, romance entre outros tipos podem também te ajudar a memorizar. Isso porque, leituras de livros não didáticos, são leituras relaxantes. Auxiliando, inclusive, a facilitação da leitura e da assimilação de conteúdos.

PROJETO 40 PONTOS OAB

CERS tem uma super novidade!

Você quer aprender a como planejar uma rotina de estudos eficiente e garantir 40 pontos na 1ª fase do exame da OAB? Os maiores especialistas em aprovação no exame de ordem estiveram unidos para te oferecer a sua aprovação na primeira fase

 

GOSTOU DO NOSSO CONTEÚDO?

O Portal Exame de Ordem torce pela sua aprovação e quer te ajudar a conquistar a sonhada vermelhinha! Não deixe de conferir todos os outros conteúdos dos nossos portais!

Confira também:

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *