OAB 2ª Fase: 5 Dicas para Escrever Bem e Ser Aprovado.

Olá, OABeiros! Tudo bem com vocês? Sabemos que a grande dificuldade da primeira fase da OAB é a quantidade de conteúdos a serem estudados. Já na prova prático-profissional, o grande obstáculo é escrever bem e responder às perguntas das questões discursivas e da temida peça prática.

Por isso, para ajudar vocês, Oabeiros, separamos 5 dicas para ampliar o desenvolvimento da sua escrita! Se você ficou interessado, então vamos juntos!

Como Escrever Bem

– Treine o Hábito de Escrita

escrever bem

Desenvolver uma boa escrita é o primeiro passo para pontuar bem nas questões da prova de segunda fase. Ademais, essa habilidade pode ser um diferencial a ser aproveitado durante toda sua carreira profissional. A habilidade da fundamentação passa por uma boa escolha das palavras, traduzindo-se numa métrica entre profundidade e concisão.

Para isso, uma boa opção é o treino! Busque sempre resolver todos os simulados e questões de treino à mão, já exercitando o seu poder criativo e a sua capacidade de concisão e fundamentação.

– Não Foque Somente na Peça, Pratique para as Questões Discursivas Também

Muitas estudantes focam somente na peça prática, por ser a mais extensa e que possui maior pontuação. Com isso, acabam negligenciando as questões discursivas.

É essencial, contudo, que você aproveite as questões discursivas para treinar a sua capacidade de fundamentação. Essas questões também funcionam como treino para o desenvolvimento de uma boa escrita, treinando assim para a prova como um todo.

Por fim, lembre-se que, se você zerar as questões discursivas, você não passa na prova. Assim como se você zerar a peça prática. Então, não negligencie o estudo e a prática das questões discursivas, elas são tão importantes para a sua aprovação quanto a peça prática.

– Tenha um Material Atualizado e Tenha Familiaridade com Ele.

escrever bem

O Exame pode cobrar súmulas e atualizações jurídicas até a data da publicação do edital e que estejam descritas no próprio edital. Por isso, você precisa investir em um material que esteja em dia com as atualizações até a data da sua prova.

Aliado a isso, você deve ter familiaridade com esse material e saber manejá-lo para a consulta na hora da prova, para não perder muito tempo procurando as informações, fazendo com que a sua escrita acabe por fluir mais rápido.

– Simule as Condições Exatas da Prova.

Um dos grandes erros dos que estudam para a OAB é não simular as condições que encontrarão na hora da prova. A segunda fase é para desenvolver no papel, então, nada de escrever seus textos e simulados no computador.

Pode parecer bobagem, mas o nosso cérebro assume posições diferentes entre a escrita no papel e diante da tela. É por isso que muitas pessoas apresentam um nervosismo ao estar diante de um papel em branco.

Desse modo, habituar-se à folha e a caneta é outro método para escrever bem. Não adianta uma boa escrita no computador se seu cérebro se assusta ou demora a raciocinar diante do papel em branco. Além disso, teclar é sempre mais rápido que escrever no papel.

Associado a isso, você deve cronometrar o tempo de prática e colocar o limite que a prova terá. Dessa forma, você conseguirá ter uma letra legível no espaço de tempo possível. Letra legível é o xodó dos corretores, treine bastante!

– Mesmo que Você Não Saiba a Questão, Tente Escrever!

escrever bem

Na primeira fase, se você errar perde a questão. Na segunda fase, se você deixar em branco zera a questão. A pontuação pode ir escalando gradativamente até chegar ao máximo. Se você colocar algum elemento que esteja correto, a banca irá te pontuar.

Então, escreva! Leia o enunciado com calma, anote os termos jurídicos dele (eles que estarão pontuados no padrão de respostas), e desenvolva um raciocínio para responder à questão da melhor forma que conseguir.

PROJETO 40 PONTOS OAB

CERS tem uma super proposta para você! Tá interessado?

Então se liga na mais recente novidade aqui do CERS! Você quer aprender a planejar uma rotina de estudos eficiente e garantir os tão sonhados 40 pontos na 1ª fase do exame da OAB?! Os maiores especialistas em aprovação no exame de ordem estiveram unidos para elaborar um método que vai lhe oferecer a sua aprovação na primeira fase em 90 dias! Saiba mais clicando no banner!

procrastinação nos estudosprojeto 40 pontos

GOSTOU DO NOSSO CONTEÚDO?

O Portal Exame de Ordem torce pela sua aprovação e quer te ajudar a conquistar a sonhada vermelhinha! Não deixe de conferir todos os outros conteúdos dos nossos portais!

Confira também:

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *