Em julgamento realizado na terça-feira, 14, o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-MA decidiu pelo afastamento do advogado Gustavo Santos Simeão da advocacia por 90 dias. O afastamento ocorreu após uma reportagem do Fantástico, no dia 10 de maio, que mostrou um golpe que usa a Justiça para limpar contas bancárias de pessoas e acessar grandes heranças.

    O esquema consistia em levantar possíveis vítimas e, em seguida, utilizar o nome de outras pessoas, inclusive mortos, para fazer pedidos de divórcio ou de acesso a heranças. Em seguida, os processos eram manipulados e quantias milionárias liberadas em bancos.

    Alguns dos casos de golpe

    Em um dos casos, um morto conseguiu legalmente receber uma herança de 3 milhões de reais de uma freira que morreu no Rio de Janeira. Nesse processo, Simeão afirma ter sido contratado por um escritório do Rio que recebeu R$ 320 mil de honorários.

    Já em outro caso, foi utilizado o nome de uma mulher maranhense para falsificar documentos e entrar com um processo de divórcio contra um espanhol, com quem nunca foi casada. Com o “divórcio”, a mulher teria direito a 500 mil reais do espanhol. A mulher nega conhecê-lo e diz nunca ter recebido nenhuma quantia.

    Todos os pedidos eram assinados por Gustavo Simeão. Os processos eram analisados pelo Juiz José do Carmo Matos Costa, titular da 3ª Vara Cível da Comarca de São José de Ribamar.

    O juiz, inclusive, responde a um processo disciplinar e foi afastado da magistratura por decisão unânime dos desembargadores do Tribunal de Justiça do Maranhão, no dia 1º de julho. A defesa do juiz afirma que José do Carmo foi vítima do golpe, e que tais fraudes não eram fáceis de serem percebidos nos processos.

    Fonte: G1

    Você pode se interessar também por:

    Vereador quer que bacharéis possam advogar mesmo carteira da ordem
    Justiça não reconhece vínculo empregatício entre advogada associada e escritório
    Tribunal suspende todos os prazos de advogada que foi internada com coronavírus
    Juiz é afastado de causa bilionária por favorecer cliente do filho advogado

    Share.