OAB cobra mais investimentos no judiciário

O Supremo Tribunal Federal realizou nesta terça-feira (19) a sessão de encerramento do ano jurídico brasileiro.  O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, participou do evento e foi à tribuna da Suprema Corte para um breve, porém contundente, discurso. Em sua fala, antes da crítica, Lamáchia elogiou o trabalho realizado pelos magistrados, entretanto cobrou mais investimentos no Judiciário do Brasil. Ordem dos Advogados do Brasil representa atualmente mais de 1 milhão de profissionais, operadores do Direito que fazem da justiça o campo de atuação profissional e que, segundo o presidente, sentem na pele as dificuldades de um setor de precisa de maiores investimentos.

A falta de Juízes

Lamachia lembrou que o Brasil tem uma taxa bem pequena de juízes por habitante. Segundo o jurista, o Brasil tem algo em torno de 18 mil juízes e cerca de 4.500 vagas ainda abertas e precisando de magistrados: “algo que devemos colocar luzes”. “Isso em um país que tem na média por 100 mil habitantes cerca de 8 juízes, enquanto Alemanha tem 24 e Portugal quase 20. A sociedade brasileira precisa compreender e saber o que estamos falando”, comparou.

A fala do Supremo

Ao encerrar a cessão, a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, ressaltou a atuação da advocacia na Corte e da OAB nas lutas do sociais e políticas do país. “Gostaria de saudar os advogados de uma forma especial, sem os quais seria impossível prestar a jurisdição. Com sua participação na tribuna e com os memoriais, o advogado tem sido o grande prestador do direito no Brasil. Não podemos fazer as grandes lutas na condição de juízes, com os limites da lei e do Estado de Direito, o advogado pode muito mais na luta. Os advogados têm sido os maiores parceiros do Poder Judiciário Brasileiro”, afirmou.

 

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

Principais decisões do STF

No terceiro programa da série “27 anos da Constituição Cidadã”, a professora Flavia Bahia ...

Os reflexos do NCPC no processo do trabalho

Com o advento do Novo Código de Processo Civil (NCPC), o Processo do Trabalho também ...

STJ aumenta honorários advocatícios

Baseado no Novo Código de  Processo Civil, o Superior Tribunal de Justiça, STJ, majorou o ...

Conheça Técnicas de memorização para Prova OAB – 1ª Fase

Além de aferir os seus conhecimentos jurídicos adquiridos aos longo da graduação em Direito, ...