OAB: COMO PREPARAR O EMOCIONAL?

É fato que as provas da OAB são desafiadoras e, por isso, são motivo de muita preocupação e ansiedade por parte dos estudantes. A aprovação é bastante sonhada e desejada – mas, por todos os sentimentos e fatores envolvidos, são necessárias não somente várias horas de estudo e muita dedicação, mas também inteligência emocional. O segredo para o sucesso, então, está exatamente em achar o equilíbrio emocional e, é claro, ter uma boa base de estudos jurídicos. Confira as dicas que preparamos para você e vamos juntos rumo à sua aprovação no Exame da Ordem!

 

ENCONTRAR O EQUILÍBRIO É FUNDAMENTAL!

É sempre importante lembrar que a organização e o trabalho duro são absolutamente essenciais para a sua aprovação na OAB. Entretanto, muitos esquecem que a mente e o corpo precisam estar descansados e saudáveis para que você consiga ser produtivo nos seus estudos.

Por isso, sempre reserve algum momento da sua semana para descansar e fazer alguma atividade prazerosa – seja ela ler um livro, ir ao cinema ou passear com seus amigos e família. Além disso, é importante dormir bem durante a semana, se alimentar de forma saudável e, se possível, praticar algum exercício físico, como uma caminhada, yoga ou musculação.

Assim, você estará mais saudável e descansado para render bastante nos estudos e ficar menos ansioso quanto à prova, inclusive porque essas atividades ajudam o organismo e liberam hormônios que aliviam o estresse e proporcionam maior sensação de bem-estar.

 

EVITE COMPARAÇÕES DURANTE SUA PREPARAÇÃO

Uma das maiores causadoras de frustração nos estudantes é, sem dúvidas, a comparação constante com outros OABeiros. Seja nas redes sociais, quando seu colega posta sobre os próprios estudos, ou no dia a dia, por meio de conversas cotidianas, a comparação virou um hábito comum.

Apesar de algumas pessoas gostarem de se comparar com outras pessoas, para fixar um padrão de estudos, essa prática é quase sempre mais prejudicial que benéfica. As comparações podem gerar ansiedade e, é claro, frustração quando você não consegue alcançar a mesma meta que seu colega diz cumprir diariamente – e isso pode fazer com que você se sinta desmotivado ou incapaz.

Procure ter em mente que cada um tem seus próprios desafios, características e limitações, então não é esperado que você tenha a mesma rotina de estudos que as outras pessoas. Além disso, suas atribuições diárias (trabalho ou estágio, afazeres domésticos, filhos, um pet para cuidar, etc) são únicas, por isso você deve desenvolver um planejamento que respeite seus horários e limites.

 

TRABALHE SUA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Pode-se afirmar que a inteligência emocional é a capacidade do indivíduo identificar seus sentimentos e emoções com mais facilidade – e, a partir disso, definir planejamentos com mais assertividade.

Conhecer suas dificuldades e pontos fortes pode fazer toda a diferença na sua preparação, pois você poderá traçar estratégias pautadas nos seus maiores obstáculos e, assim, vencê-los com mais facilidade. Para isso, procure refletir sobre seus erros e acertos, além de considerar fatores que te deixam nervoso na hora de enfrentar um desafio, por exemplo.

Isso, é claro, também ajuda bastante na hora da prova, pois você saberá exatamente como controlar seu nervosismo e ficar mais tranquilo para resolver as questões apresentas pela banca.

 

O CAMINHO DO SUCESSO

Trabalhar todos esses fatores e estudar por horas e horas a fio pode parecer uma tarefa muito árdua, mas ter organização, dar duro e desenvolver sua inteligência emocional é muito importante e faz parte do caminho para o sucesso.

Após conquistar sua carteira de advogado, você verá que todas as dificuldades e esforços valeram a pena:a vitória é gigante e transforma em pequenas todas as dificuldades superadas.

Gostou das dicas? Comece a aplicá-las no seu dia a dia e você verá os resultados positivos. Bons estudos e vamos juntos rumo à sua aprovação!

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

Hoje: Fórum gratuito sobre Direito Tributário

Nesta terça-feira (8), será a vez do professor de Direito Tributário Eduardo Sabbag apresentar ...

Já estudou Português hoje?

Por vezes não priorizada pelos concurseiros, a disciplina de Língua Portuguesa nos processos seletivos ...

A luta pela aprovação no Exame de Ordem

Olá, OABeiro! Está com todo gás nos estudos? Esperamos que sim! Mas, se você ...