OAB contesta MEC sobre abertura de novos cursos

A Ordem dos Advogados do Brasil, OAB, novamente bateu de frente contra o Ministério da Educação, MEC. A polêmica desta vez foi a insistência do MEC em liberar a abertura de novos cursos de Direito no país. Nunca custa lembra que o Brasil tem mais faculdades de direito do que todo o resto do mundo junto. Soma-se a isso uma antiga choradeira da Ordem que exige mais valor de seu parecer junto ao MEC para chancelar a abertura de cursos jurídicos. Atualmente, o parecer da OAB não tem peso na decisão ministerial. Este é mais um capítulo da “queda de braço” entre as duas instituições: abertura de novos cursos.

Nota do presidente da OAB

e maneira irresponsável, o Ministério permite o funcionamento de instituições sem levar em consideração a qualidade de ensino, a necessidade social e a estrutura mínima para receber os prováveis discentes, tais como a capacidade do mercado para recepcionar os alunos nas atividades de práticas jurídicas.

A troca de favores estabelecida ao longo das últimas décadas transformou o Brasil em uma pátria de bacharéis enganados por algumas instituições de ensino preocupadas unicamente com o lucro. Não houve, de fato, controle efetivo por parte do órgão responsável por fiscalizar a oferta de tais vagas, nem tampouco se observou os pareceres da OAB.

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

Exame de Ordem não sofrerá mudanças

Muita gente nos questionou sobre possíveis mudanças nas próximas provas da OAB. Na semana ...

OAB cobra mais investimentos no judiciário

O Supremo Tribunal Federal realizou nesta terça-feira (19) a sessão de encerramento do ano ...

FGV corrige prova OAB de Administrativo

Conforme o professor Matheus Carvalho havia alertado, quem indicou Mandado de Segurança na peça ...