OAB de olho no uso da inteligência artificial

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil acabou de criar uma coordenação para discutir a regulamentação do uso de inteligência artificial na advocacia. A tecnologia já é uma realidade nos trabalhos realizados pleos escritórios jurídicos em todo o Brasil A ferramente funciona, principalmente, como um gigante banco de dados e ainda um ponto de apoio para prazos processuais. Diante de uma tecnologia cada vez mais disseminada, podemos assim dizer que a OAB de olho no uso da inteligência artificial.

Leia também: Dica para 1ª Fase OAB: Direito Constitucional.

OAB de olho no uso da inteligência artificial

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, anunciou a criação da coordenação de inteligência artificial. A Ordem tem manifestado preocupação com os recentes lançamentos de ferramentas, como os robôs virtuais, para recurso jurídico em diversas áreas em que a dispensa da atuação de advogadas e advogados é vendida como sendo uma grande vantagem. O objetivo do colegiado é a formulação de auto-regulamentação para o uso de inteligência artificial no exercício do Direito.

Palavra do Presidente

“É importante que a OAB  possa regulamentar o assunto aproveitando que o tema ainda é incipiente e que boas diretrizes podem traçar um caminho harmônico entre os profissionais da advocacia e o desenvolvimento tecnológico. Não somos contra o desenvolvimento tecnológico e temos consciência de que ele é inexorável. Isso não quer dizer, no entanto, que vamos tolerar oportunistas que querem colocar a advocacia num papel marginal e subalterno através da massificação desordenada e desregrada dessas ferramentas”, justifica Lamachia.

 

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

Que tal intensificar os estudos para 1ª fase da OAB?

Aulas teóricas completas, resolução de questões, leitura da letra da lei, revisão intensiva, reforço ...

Live OAB: estudando para OAB em tempos de coronavírus.

Olá, Oabeiros! Você já parou para pensar que muitas vezes podemos tomar decisões no ...

Como está a preparação para OAB XIX?

A primeira fase do XIX Exame de Ordem ainda não tem data marcada, mas ...

Atenção: garanta sua orientação para recurso OAB

ATENÇÃO, OABEIROS!! Já estamos no segundo dia do prazo recursal contra o resultado preliminar ...