Atenção, OABeiros! Como noticiamos na última sexta, 06/11, o Exame de Ordem foi confirmado para o dia 06 de dezembro! E, para tranquilizar os candidatos sobre as medidas tomadas para prevenção e redução do risco de contágio do coronavírus, além de instrui-los sob o que deve ser feito durante a prova, a OAB divulgou hoje, 09/11, uma cartilha.

    Foram Respeitados os Protocolos dos Órgãos de Saúde

    Os protocolos adotados seguem rigorosamente as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e de demais órgãos de saúde e vigilância sanitária.

    Medidas de Prevenção Adotadas

    De acordo com a cartilha, todos os locais de aplicação da prova irão dispor de:

    • Álcool em gel 70% e papel-toalha descartável nas salas de aplicação, na Coordenação e nos banheiros;
    • Rotas e marcações no chão, para garantir o distanciamento social;
    • Salas organizadas com distanciamento máximo entre as carteiras e tomados os devidos cuidados de ventilação;
    • Cartazes reforçando as medidas preventivas de distanciamento e higienização;
    • Higienização dos ambientes do local de aplicação, antes da entrada de examinandos e Colaboradores e ao término as atividades;
    • Higienização constante dos banheiros, bem como das superfícies mais tocadas pelos examinandos e Colaboradores, tais como corrimãos e maçanetas.

    Medidas para os examinandos

    A cartilha também lista uma série de medidas que devem ser seguidas pelos examinandos:

    • Higienizar as mãos frequentemente com água e sabonete ou antisséptico em gel à base de álcool 70%. O procedimento deve durar, ao menos, 20 segundos. De preferência, utilizar toalhas descartáveis para secar as mãos;
    • Cobrir, com a parte interna do cotovelo, o nariz e a boca quando espirrar ou tossir;
    • Evitar tocar os olhos, o nariz e a boca;
    • Utilizar máscara de proteção individual, que cubra, total e simultaneamente, o nariz e a boca;
    • A máscara poderá ser de tecido ou de qualquer outro material, desde que não tenha partes de metal;
    • Evitar abraços, apertos de mãos e beijos no rosto;
    • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos, garrafas e canetas;
    • Limpar com frequência as superfícies de trabalho, como mesas, balcões, maçanetas e cadeiras.

    Também será permitido aos candidatos utilizar face shield, luvas descartáveis (transparentes ou semitransparentes), óculos de proteção transparentes e toalhas de papel para a higienização das mãos e objetos, independentemente da higienização a ser feita pela equipe da FGV.

    O procedimento no dia

    Como medida de prevenção, os Coordenadores devem limpar as mãos com álcool em gel antes e após a abertura dos portões e dos malotes de segurança, bem como higienizar os Envelopes de Provas que serão distribuídos para as salas de aplicação.

    Os Fiscais de Aplicação e Aplicadores Especializados devem higienizar as mãos com álcool em
    gel antes e após as seguintes situações: assinatura da Lista de Frequência e do Termo de Sigilo, Compromisso e Confidencialidade; manuseio ou distribuição dos instrumentos das salas de aplicação aos examinandos; guarda dos itens proibidos no Envelope Porta-Objetos; e organização dos instrumentos de aplicação para devolução na Coordenação.

    No momento da identificação, a uma distância segura, os Fiscais de Aplicação solicitam que os examinandos retirem a máscara, pelo elástico, sem tocar na parte da frente. Após identificação, a máscara deve ser recolocada. Em seguida, higienizam as mãos de cada examinando com álcool em gel e liberam a entrada de um por vez na sala de aplicação. Os Fiscais de Aplicação poderão solicitar, a qualquer momento, a retirada da máscara de proteção pelos examinandos para vistoria visual.

    Durante a conferência de lanches e recursos permitidos para Atendimento Especializado, os Aplicadores Especializados não devem vistoriar os itens manualmente, apenas visualmente. Somente será permitido que os examinandos realizem lanches de rápido consumo no local de aplicação e quando estritamente necessário, considerando que precisarão retirar a máscara, ainda que momentaneamente, para se alimentar.

    Os examinandos serão orientados previamente pela FGV a usar apenas a própria caneta preta fabricada em material transparente para a assinatura dos instrumentos de aplicação.

    Eles podem entrar no local de aplicação portando os próprios frascos de álcool em gel, em embalagem transparente, que não serão lacrados em Envelope Porta-Objetos, a fim de que possam higienizar as mãos a qualquer momento.

    Descarte das Máscaras

    As máscaras que forem utilizadas durante a aplicação poderão ser descartadas em um saco plástico transparente, trazido pelos próprios examinandos. Recomenda-se, ainda, que os examinandos levem água para o seu próprio consumo, em embalagem transparente, para evitar a utilização de bebedouros ou de qualquer outro dispositivo de fornecimento coletivo de água para beber.

    Desejamos aos candidatos boa sorte na prova! E pedimos que todos respeitem as medidas de prevenção estabelecidas.

    A cartilha pode ser lida na íntegra aqui.

    Você pode se interessar também por:

    URGENTE: 2ª Fase do XXXI Exame de Ordem confirmada para dezembro!
    Dica de Estudo: Como manter o foco quando a data da prova se aproxima
    COMO SE PREPARAR PARA A 2° FASE EM DIREITO CONSTITUCIONAL
    Como controlar a ansiedade para o Exame da Ordem?

    Share.