OAB faz duras críticas ao Foro Privilegiado

“Um deboche com a sociedade”. foi assim que o presidente do Conselho Federal da OAB, Cláudio Lamachia, se referiu ao foro por prerrogativa de função. O famoso foro privilegiado. O presidente criticou duramente, durante evento jurídico nesta quinta-feira (03), em Foz do Iguaçu, a inércia de setores políticos em encontrar soluções para o efetivo combate à corrupção e a impunidade. Lamachia  ressaltando ainda que o julgamento pelo Supremo Tribunal Federal do fim do foro por prerrogativa de função é uma oportunidade para que se estabeleça um novo nível ético e comportamental no cenário político brasileiro. Uma dura crítica, se dúvida, ao Foro Privilegiado.

Leia também: Por onde começar a Prova de 2ª Fase?

Bateu forte no Foro Privilegiado

Lamachia não poupou críticas ao Foro Privilegiado e soltou o verbo: “No momento em que alguns agentes do meio político tentam a própria salvação a qualquer custo, o cidadão percebe que o foro por prerrogativa de função – o famigerado foro privilegiado – virou deboche com a sociedade, esta é a verdade. Um instrumento que serviria para proteger instituições da República acabou virando escudo para processos que não têm fim”, afirmou Lamachia. “O Supremo Tribunal Federal (STF), por ser fórum constitucional, nem sempre está preparado para a instrução penal. Isso, inevitavelmente, gera congestionamento processual – e então ganha ainda mais força aquela impressão do cidadão de que tudo pode dar em nada.”

O que é Foro Privilegiado

foro especial por prerrogativa de função, conhecido coloquialmente como foro privilegiado, é um dos modos de estabelecer-se a competência penal. A medida é prevista na Constituição Federal promulgada em 1988. Com este instituto jurídico, o órgão competente para julgar ações penais contra certas autoridades públicas, normalmente as mais graduadas nos sistemas jurídicos que a utilizam, é estabelecido levando-se em conta o cargo ou a função que elas ocupam, de modo a proteger a função e a coisa pública.

 

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

OAB volta a debater autonomia universitária

A Comissão Especial de Defesa da Autonomia Universitária da OAB recebeu, na última sexta-feira, ...

Márcio Villar

Márcio Villar: motivação para superar desafios

O CERS sabe da importância de uma preparação de qualidade e do incentivo para ...

Você sabe os 10 assuntos mais cobrados na prova da OAB?

Você já estudou toda a teoria das disciplinas exigidas na 1ª fase da OAB, ...

O lado ‘obscuro’ do Exame de Ordem

Desde 2010, o Exame de Ordem está sob a batuta respeitável da Fundação Getúlio ...