A Ordem dos Advogados do Brasil promete ficar atenta ao processo eleitoral deste ano. O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, oficializou no final desta semana o lançamento da campanha “Vote Consciente”, uma iniciativa que tem o objetivo de buscar uma mudança do cenário político em que o país se encontra, através do voto. Para isso, OAB lança campanha para conscientizar eleitor.

    OAB lança campanha para conscientizar eleitor

    Mesmo sendo uma campanha nacional, a iniciativa vai ter variantes regionais, de acordo com a realidade política de cada estado onde a Ordem mantém suas seccionais. O mote é pelo comprometimento do eleitorado em fazer a escolha dos seus representantes e acompanhar de perto o desempenho dos eleitos. “Se nós queremos, e tenho a convicção de que todos nós queremos, mudar tudo isso que estamos vendo hoje na política brasileira, nós precisamos exercer este ato de cidadania, que é o ato de votar com muita responsabilidade”, afirmou Lamachia.

    O voto e a cidadania

    O presidente Lamachia ressaltou a importância da conscientização do eleitor no tocante ao poder que ele tem ao votar. Ressaltou ainda que as eleições representam um momento de reflexão sobre o exercício da cidadania. “A Ordem está cumprindo seu papel, chamando a sociedade civil para que protagonize um momento impar na sociedade brasileira. Vivemos uma crise ética e moral sem precedentes na história do Brasil. Vivemos inúmeros escândalos denunciados diariamente. Temos acompanhado isso”, reforçou o presidente.

    Saiba mais sobre a campanha Vote Consciente

    A campanha, em âmbito regional e nacional, tem por objetivo promover a conscientização dos eleitores sobre a importância do voto, bem como subsidiá-los de informações para que possam fazer uma escolha segura nas urnas no próximo pleito.

    Em seu escopo, estão previstas ações para combater o compartilhamento de fake news pelos advogados gaúchos, a desmitificação do voto nulo e branco, além de proporcionar subsídios para que o eleitor planeje seu voto.

    O movimento já conta com os seguintes apoiadores: Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho, Arquidiosese de Porto Alegre; Federasul, Fecomércio, FCDL, Federação Gaúcha de Futebol, lideranças comunitárias, Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, Sport Club Internacional, Fórum dos Conselhos de Profissões Regulamentadas, veículos de Comunicação do RS, ESPM, Theatro São Pedro.

    Com informações da OAB-RS

    Share.