OAB lança campanha para conscientizar eleitor

A Ordem dos Advogados do Brasil promete ficar atenta ao processo eleitoral deste ano. O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, oficializou no final desta semana o lançamento da campanha “Vote Consciente”, uma iniciativa que tem o objetivo de buscar uma mudança do cenário político em que o país se encontra, através do voto. Para isso, OAB lança campanha para conscientizar eleitor.

OAB lança campanha para conscientizar eleitor

Mesmo sendo uma campanha nacional, a iniciativa vai ter variantes regionais, de acordo com a realidade política de cada estado onde a Ordem mantém suas seccionais. O mote é pelo comprometimento do eleitorado em fazer a escolha dos seus representantes e acompanhar de perto o desempenho dos eleitos. “Se nós queremos, e tenho a convicção de que todos nós queremos, mudar tudo isso que estamos vendo hoje na política brasileira, nós precisamos exercer este ato de cidadania, que é o ato de votar com muita responsabilidade”, afirmou Lamachia.

O voto e a cidadania

O presidente Lamachia ressaltou a importância da conscientização do eleitor no tocante ao poder que ele tem ao votar. Ressaltou ainda que as eleições representam um momento de reflexão sobre o exercício da cidadania. “A Ordem está cumprindo seu papel, chamando a sociedade civil para que protagonize um momento impar na sociedade brasileira. Vivemos uma crise ética e moral sem precedentes na história do Brasil. Vivemos inúmeros escândalos denunciados diariamente. Temos acompanhado isso”, reforçou o presidente.

Saiba mais sobre a campanha Vote Consciente

A campanha, em âmbito regional e nacional, tem por objetivo promover a conscientização dos eleitores sobre a importância do voto, bem como subsidiá-los de informações para que possam fazer uma escolha segura nas urnas no próximo pleito.

Em seu escopo, estão previstas ações para combater o compartilhamento de fake news pelos advogados gaúchos, a desmitificação do voto nulo e branco, além de proporcionar subsídios para que o eleitor planeje seu voto.

O movimento já conta com os seguintes apoiadores: Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho, Arquidiosese de Porto Alegre; Federasul, Fecomércio, FCDL, Federação Gaúcha de Futebol, lideranças comunitárias, Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, Sport Club Internacional, Fórum dos Conselhos de Profissões Regulamentadas, veículos de Comunicação do RS, ESPM, Theatro São Pedro.

Com informações da OAB-RS

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

Dicas de Direito Constitucional para 2ª fase da OAB XVIII

A preparação do CERS para a 2ª fase do XVIII Exame de Ordem já ...

Advogado condenado por tentativa de feminicício é excluído da OAB/MG

Advogado condenado por tentativa de feminicídio é excluído da OAB/MG

Um advogado de Minas Gerais foi condenado criminalmente pela prática de violência contra a ...

Fiz o simulado OAB. O que muda na minha preparação?

A resolução de questões é uma etapa essencial da preparação para o Exame de ...

CERS agora em São Paulo

O CERS chega a São Paulo e abre as portas ao público, no próximo dia ...

06 dicas para sair da zona de conforto

Diariamente, somos irresistivelmente seduzidos pela famosa "zona de conforto". Ela nos dá uma falsa ...

o que os candidatos acharam da prova

2ª FASE OAB PENAL: As 5 peças mais cobradas.

Olá, OABeiros!!! Sabemos que essa 1ª fase da OAB foi bem difícil e incerta, sobretudo em ...