OAB quer barrar cursos de direito à distância

Não é de agora que a OAB abre o berreiro e se posiciona contra a abertura de cursos de direito à distância. A modalidade EAD já é uma realidade no Brasil e tem mais vagas abertas atualmente do que o ensino presencial. Mas, o EAD ainda não chegou ao curso de direito, embora muitas faculdades já solicitaram a liberação junto ao MEC. Agora, a OAB resolveu engrossar a briga e entrou com uma ação contra a abertura de cursos de direito à distância. Na medida protocolada na 7ª Vara Federal do Distrito Federal a OAB argumenta que as diretrizes curriculares do curso de Direito não são compatíveis com “formação virtual dos estudantes”.

OAB quer barrar cursos de direito à distância

A ação, assinada pelo presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, pede ainda que seja dada uma liminar determinando que o MEC paralise os pedidos de credenciamento e autorização de cursos de Direito na Educação à Distância (EAD) até o julgamento do processo. Ainda na ação, a OAB cita a explosão no número de vagas ofertadas à distância no Brasil e o afrouxamento das regras para abertura de polos à distância a partir da publicação do decreto sobre o tema em 2017.

O outro lado da moeda

Também não é novidade que o EAD pode ser uma das soluções para a atual crise no setor de ensino superior provado brasileiro. Para se ter uma ideia, alunos de educação à distância (EaD) já são maioria em metade das formações universitárias provadas em que os estudantes podem optar entre o modelo presencial e o on-line. Isso mostra a explosão da modalidade, que tinha apenas 60 mil graduandos em 2004 e passou a quase dois milhões de matrículas no ano passado — 24% dos alunos no país. Além disso, em 2018 houve, pela primeira vez, mais oferta de vagas à distância (7,1 milhões) do que presencial (6,3 milhões).

A força do Direito

A abertura de cursos EAD no Direito é uma demanda antiga sobretudo das mantenedoras de ensino superior privado. Na modalidade presencial, essa é disparada a carreira com mais matriculados — quase um milhão dos 6,4 milhões de graduando do país. Atualmente não há protocolo no Ministério da Educação (MEC) para o credenciamento de EaD nessa área e a pasta afirma que não há indicativo de que isso venha acontecer no momento.

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

OAB desmente concessão de carteira de advogado para deputado

Repercutiu bastante nas redes sociais nos últimos dias, a falsa informação de que a ...

Comece já a estudar para repescagem OAB

Você não precisa, nem deve, esperar pela publicação do Edital de Reaproveitamento, (Repescagem) para ...

O QUE EU PRECISO SABER SOBRE O XXIX EXAME?

Ontem foi publicado o resultado preliminar da OAB XXIX. Aos aprovados, nosso sincero parabéns. ...

29.922 aprovados na lista preliminar OAB

Acabamos de receber os dados oficiais por parte do Conselho Federal da OAB. Menos ...

Como vencer a ansiedade na Prova OAB – 1ª Fase

Nervosismo, medo de fracassar, insônia, mãos trêmulas e suadas. Esses são alguns dos sintomas ...